Resumo:
A indústria 4.0 (I4.0) é um novo paradigma dos sistemas produtivos, que vem movimentando as discussões de tomadas de decisões das empresas. As empresas entendem que precisam agir, e existem necessidades por parte delas em se tratando de tomar decisões rápidas e assertivas sobre investimentos, levando em consideração o contexto nacional em que estão inseridas e a forma como planejam competir. Sendo assim, verifica-se que há uma necessidade de a estratégia de negócios das empresas estar alinhada ao mecanismo da função produção e, consequentemente, à necessidade de investimentos nas novas tecnologias existentes. Nesse contexto, surgem incertezas na tomada de decisão quanto à implantação e priorização das tecnologias da I4.0. Nessa direção, o objetivo desta tese é propor um framework teórico para priorização de implantação das tecnologias da I4.0 a partir da estratégia de produção para geração de valor da firma. Para tanto, emprega-se a Design Science Research com o intuito de conduzir a pesquisa. A fim de atender aos objetivos desta pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bibliometria, revisão bibliográfica, momento que originou a V0 do artefato. Dessa revisão, gerou uma entrevista durante a qual 63 especialistas da I4.0 e inovação validaram as tecnologias da I4.0 e critérios competitivos, que culminou na V1 do artefato. Para dar maior rigor à pesquisa, os resultados foram submetidos à análise de variância ANOVA e teste de Bonferroni (variação intra e intergrupos), que gerou as versões V2 e V3. Os testes foram feitos no software SPSS versão.21.1. Com a V3, o artefato foi submetido ao grupo focal de especialistas e à empresa objeto do estudo de caso para fazer a validação. A validação do estudo de caso foi feita por três UENs (Brasil, Estados Unidos e Alemanha), e o resultado foi satisfatório, já que as três unidades usariam o framework para nortear discussões de planos de investimentos de I4.0. Conclui-se que, para considerar as inúmeras tecnologias da I4.0 e os custos desses investimentos, as empresas necessitam de instrumentos que as auxiliem a tomar decisões de investimentos mais assertivas e a reduzir as incertezas. Torna-se necessário, desse modo, analisar o contexto em que estão inseridas, atualizar-se quanto às tecnologias da I4.0, pois não se trata de implantar tecnologia e sim entender dos benefícios da convergência e da integração que elas podem oferecer. Com o framework proposto, é possível alinhar as estratégias de operações aos critérios competitivos de maior relevância para seus clientes com potencial de criação de valor.