Resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso se filia aos estudos de jornalismo audiovisual e storytelling. Nosso objetivo geral é compreender como se articulam as marcas e os processos do jornalismo audiovisual no storytelling de vídeos produzidos pelo terceiro setor. Como objetivos específicos, apontamos a descrição e a análise destas marcas e processos. A pesquisa se inspira no método do estudo de caso aliado a uma descrição tecnodiscursiva do corpus de pesquisa, que é formado por três vídeos referentes às seguintes organizações da sociedade civil: ONG TETO, Fundação Amazonas Sustentável e ONG Visão Mundial. Para tanto, construímos um referencial teórico que busca, primeiramente, contextualizar as questões do terceiro setor, para então entender o funcionamento das narrativas e da ferramenta do storytelling nas organizações e no jornalismo. As considerações finais apontam que estes vídeos apresentam propriedades jornalísticas no que tange à sua temática, aos processos de apuração e entrevista, bem como aos enquadramentos de câmera, edição e sonoplastia.; |