RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A representação documental animada: um estudo sobre torre, Guaxuma e Persépolis

Mostrar registro simples

Autor Sperb, Alice Mossry;
Orientador Gomes, James Zortéa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1446087445049592;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A representação documental animada: um estudo sobre torre, Guaxuma e Persépolis;
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre os códigos de representação da realidade na prática da produção audiovisual com enfoque para o contexto do gênero documental e para a relação deste com o suporte da animação. Ao longo da pesquisa abordo características do desenvolvimento histórico do gênero documental, buscando expor processos históricos e suas consequências no estabelecimento de uma tradição documental clássica. A seguir, observo filmes que fogem desse modelo tradicional ao explorarem seus temas, buscando explicitar a subjetividade do autor e do suporte, assim como a combinação desta prática com a animação, constituindo o documentário animado. Ao longo deste caminho são analisadas características e procedimentos comumente utilizados pelo documentário live action e pelo documentário animado. Também exploro os conceitos de representação e realidade, objetivando observar a influência da subjetividade, da realidade fílmica e do realismo na representação do real por parte do cinema. Estes conceitos e temas são, então, aplicados na análise de três filmes: Guaxuma (2018), de Nara Normande; Persépolis (2008), de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud; e Torre (2017), de Nádia Mangolini;
Abstract This research proposes a reflection upon the codes of the representation of reality on the audiovisual production practice, with a focus on the context of the documentary genre and its relation with the animation support. Throughout the research, I approach the characteristics of the historical development of the documentary genre, seeking to expose the historical processes and their consequences on the establishment of a classic documentary tradition. Then, I observe films that surpass this traditional model, exploring their themes while expliciting the subjectivity of the author and of the support, observing the interaction between the documentary practice and different animation techniques, characteristics that blend together in an animated documentary. Along this path, I analyze the characteristics of the procedures commonly used by the live action documentaries and by animated documentaries. I also explore the concepts of representation and reality, intending to observe the influence of the subjectivity, of filmic reality and of realism on the representation of the reality by the cinema. These concepts and themes are applied to the analysis of three films: Guaxuma (2018) by Nara Normande; Persepolis (2008), by Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud; and Tower (2017), by Nádia Mangolini;
Palavras-chave Documentário; Documentário animado; Animação; Representação; Realidade; Documentary; Animated Documentary; Animation; Representation; Reality;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-09;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11232;
Nivel Graduação;
Curso Realização Audiovisual;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística