Autor |
Pinto, Pedro Valadão de Figueiredo; |
Orientador |
Moreno, Vicente Nunes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2653455822652645; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A cidade recortada: aproximações entre a montagem cinematográfica e a colagem plástica em "o homem com uma câmera"; |
Resumo |
"A Cidade Recortada" investiga as aproximações operacionais e conceituais entre montagem no cinema e a colagem nas artes plásticas. Partindo de um apanhado histórico, que traça o pensamento técnico e político que resultou na colagem cubista, e, posteriormente, no Construtivismo e na Montagem Soviética, analisa o filme "O Homem com uma Câmera" (1929) de Dziga Vertov para traçar aproximações entre colagem-montagem. A análise do filme se divide em dois subcapítulos. O primeiro, "As Marcas do Fazer", investiga a explicitação do processo colagem-montagem para negar a representação tradicional. O segundo, "A Mobilização da Consciência", analisa aspectos formais da montagem do filme que o aproximam da colagem; |
Palavras-chave |
Colagem; Montagem; Cubismo; Construtivismo; Vertov; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-07-21; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11231; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Realização Audiovisual; |