RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A cidade recortada: aproximações entre a montagem cinematográfica e a colagem plástica em "o homem com uma câmera"

Mostrar registro simples

Autor Pinto, Pedro Valadão de Figueiredo;
Orientador Moreno, Vicente Nunes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2653455822652645;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A cidade recortada: aproximações entre a montagem cinematográfica e a colagem plástica em "o homem com uma câmera";
Resumo "A Cidade Recortada" investiga as aproximações operacionais e conceituais entre montagem no cinema e a colagem nas artes plásticas. Partindo de um apanhado histórico, que traça o pensamento técnico e político que resultou na colagem cubista, e, posteriormente, no Construtivismo e na Montagem Soviética, analisa o filme "O Homem com uma Câmera" (1929) de Dziga Vertov para traçar aproximações entre colagem-montagem. A análise do filme se divide em dois subcapítulos. O primeiro, "As Marcas do Fazer", investiga a explicitação do processo colagem-montagem para negar a representação tradicional. O segundo, "A Mobilização da Consciência", analisa aspectos formais da montagem do filme que o aproximam da colagem;
Palavras-chave Colagem; Montagem; Cubismo; Construtivismo; Vertov;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-07-21;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11231;
Nivel Graduação;
Curso Realização Audiovisual;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística