Resumo |
A indústria cinematográfica é de grande importância cultural, social e econômica para uma nação. Ela permite a expressão artística, o emprego e desenvolvimento profissional de seus técnicos, e retornos financeiros para investidores, empresas e à economia de um país. Muitos autores, entretanto, afirmam que não existe uma indústria de cinema no Brasil, pois não conseguimos identificar seus elementos essenciais de existência em nosso mercado audiovisual. Esta pesquisa, então, busca identificar quais as principais políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de uma indústria cinematográfica nacional. A partir de uma revisão documental, análise de pesquisas e estudos realizados por nossos órgãos de observação do cinema brasileiro. Através, também, de uma contextualização da história do pensamento industrial cinematográfico no Brasil, traçamos um histórico de motivos e ações para entender as razões de seu mercado não ter se fortalecido. Então, uma recapitulação teórica para entender como está formulado o pensamento da cultura e sua relação com a indústria. Ao fim, analisamos as principais medidas públicas aplicadas para o desenvolvimento e consolidação do mercado interno de filmes. Observando tais políticas, podemos perceber que existe uma grande máquina pública funcionando, planejando e criando diretrizes preocupadas especialmente com o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira. Assim como constatamos que, no ano de 2019, este funcionamento está em meio a diversas crises de gestão, gerando inseguranças no mercado. Concluímos que, mesmo com toda a complexidade dos incentivos, ainda faltam elementos fundamentais para o desenvolvimento da indústria que continua vítima das instabilidades políticas do país; |