RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

GloboNews nunca desliga: como o ethos jornalístico do canal é apresentado ao público

Mostrar registro simples

Autor Severo, Leonardo Machado Padilha;
Orientador Gadret, Débora Thayane de Oliveira Lapa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2904763179783389;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título GloboNews nunca desliga: como o ethos jornalístico do canal é apresentado ao público;
Resumo Este estudo apresenta uma análise de como o canal a cabo GloboNews constrói a imagem de si na dimensão institucional, através do rebrand. O objetivo geral é identificar, a partir das mudanças na identidade visual da GloboNews em 2010, como o ethos jornalístico do canal é apresentado ao público no spot promocional “Nunca”. Para atender este objetivo, buscou identificar os sentidos produzidos sobre si nesta propaganda, conceituar marca, posicionamento e identidade visual em seu uso dentro do contexto do jornalismo e elencar os elementos de um sistema de identidade visual, como parte desta imagem de si. Com estes dados, a pesquisa identificou os métodos usados pela GloboNews para atender as expectativas do telespectador, criar uma nova imagem junto ao público e, assim, atualizar seus processos internos, convergindo para um fluxo de notícias dinâmico. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados conceitos de Weeler (2008), Aaker (1998), Frutiger (2007) e Costa (2011) no campo da publicidade e Charaudeau (2009), Lago (2002) e Maingueneau (2014) no campo jornalístico, entre outros autores.;
Palavras-chave Jornalismo; Televisão; GloboNews; Ethos; Rebrand;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11215;
Nivel Graduação;
Curso Jornalismo;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística