Resumo |
Este estudo apresenta uma análise de como o canal a cabo GloboNews constrói a imagem de si na dimensão institucional, através do rebrand. O objetivo geral é identificar, a partir das mudanças na identidade visual da GloboNews em 2010, como o ethos jornalístico do canal é apresentado ao público no spot promocional “Nunca”. Para atender este objetivo, buscou identificar os sentidos produzidos sobre si nesta propaganda, conceituar marca, posicionamento e identidade visual em seu uso dentro do contexto do jornalismo e elencar os elementos de um sistema de identidade visual, como parte desta imagem de si. Com estes dados, a pesquisa identificou os métodos usados pela GloboNews para atender as expectativas do telespectador, criar uma nova imagem junto ao público e, assim, atualizar seus processos internos, convergindo para um fluxo de notícias dinâmico. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados conceitos de Weeler (2008), Aaker (1998), Frutiger (2007) e Costa (2011) no campo da publicidade e Charaudeau (2009), Lago (2002) e Maingueneau (2014) no campo jornalístico, entre outros autores.; |