Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo entender como o Exército Brasileiro constrói sua imagem e reputação com base nos comentários de internautas em suas publicações nas redes sociais. O estudo investiga como a Instituição se comunica pelo Facebook e constrói sua imagem por meio desta plataforma, tomando como período histórico a divulgação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, no governo Dilma Rousseff, em 10 de dezembro de 2014. No referencial teórico alguns conceitos são tomados como referência: comunicação organizacional e imagem institucional com Chaparro (2011) e Duarte (2011). Kunsch (2007), Mafei (2004) e Almansa (2010) também são utilizadas para construção do aparato metodológico de comunicação organizacional, imagem e reputação e assessoria de imprensa. Para o desenvolvimento da análise foi adotada a metodologia de Análise de Redes Sociais, de Amaral; Fragoso; Recuero (2013), juntamente com a aplicação de um questionário (GIL, 2008) à Assessoria de Comunicação do Exército. Por fim, percebe-se que há um silenciamento por parte do Exército Brasileiro durante a divulgação do Relatório da Comissão Nacional de Verdade, em 10 de dezembro de 2014, e com isso uma tentativa de manter apagada a memória sobre sua participação na ditadura militar.; |