Resumo |
Esta pesquisa aplicou a metodologia Soft Systems Methodology (SSM) de estruturação de sistemas complexos, proposta pelos teóricos Checkland e Scholes (1999), no cenário do relacionamento que se estabelece entre empresas intermediárias do setor logístico (instituições de pagamento eletrônico de frete) e os transportadores contratados para o frete. Tal prestação de serviço é alvo recorrente de reclamações por parte do contratado. Com isso, objetivou-se a levantar sugestões que acarretem a melhoria do relacionamento e na criação de novas oportunidades de negócio. Para o cumprimento desse objetivo, utilizou-se o método de estudo de caso em relação aos procedimentos técnicos para elaboração da pesquisa. De fato, o objetivo foi atingido com o levantamento de dez sugestões, na fase seis da aplicação da SSM. Para tal, essa pesquisa aprofundou-se na teoria de Checkland e Scholes, explorando-a no referencial teórico. Uma vez que a teoria foi compreendida, através de entrevistas com motoristas de transportadora, motoristas autônomos e gestores de transportadoras, buscou-se insumos para estruturação da situação problemática e, então, uma aplicação objetiva da metodologia foi realizada seguindo os seus seis primeiros passos. A contribuição desse trabalho se dá em duas esferas: a da situação problemática, sobre a qual ele eleva uma nova perspectiva; e sobre a SSM em si, a qual pode ser aplicada em diversos outros contextos e demonstrou-se uma ferramenta eficaz de visualização.; |