RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gamificação aplicada no onboarding de novos colaboradores: uma análise do processo de onboarding pela perspectiva de especialistas

Mostrar registro simples

Autor Dalanhol, Luiz Henrique;
Orientador Rocha, Elenise Angélica Martins da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2915503060111268;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Gamificação aplicada no onboarding de novos colaboradores: uma análise do processo de onboarding pela perspectiva de especialistas;
Resumo Para potencializar a capacidade produtiva dos novos colaboradores de uma empresa é necessário que o processo de onboarding seja realizado corretamente. Este processo, também conhecido como socialização, tem por objetivo auxiliar pessoas recém-contratadas a adaptarem-se ao novo meio de trabalho através do aprendizado das atividades, costumes e comportamentos da empresa (BASAGLIA, 2019). A chegada de novos colaboradores deve receber atenção especial por parte das empresas. O desempenho destes colaboradores resultará ou não em retorno produtivo para a empresa e isso dependerá também da condução ideal de seu processo de socialização. A incorreta socialização pode resultar em insatisfação do colaborador e consequentemente na redução da sua produtividade e tempo em que ficará na organização. (BASAGLIA, 2019). Diante deste cenário, o presente estudo utilizando método de estudo de campo, através de uma abordagem qualitativa de estratégia descritiva, analisou um grupo de seis especialistas que atuam como responsáveis pela implantação de programas de onboarding com o uso de Gamificação. Os especialistas foram escolhidos pela sua experiência de atuação em projetos de onboarding e por utilizarem a Gamificação como estratégia há mais de 6 meses. Os achados denotam que o processo de onboarding com o uso da Gamificação, tem contribuído diretamente para a agilidade de adaptação de novos colaboradores, para redução significativa de sensações de estresse e insegurança nos primeiros dias do trabalho, para aumentar a retenção de informações na integração com a nova equipe de trabalho e para aumentar diretamente a produtividade deste novo funcionário. Evidenciou-se também que, para um onboarding eficaz, torna-se necessário a escolha de métodos que sejam engajadores e estimulem a participação dos usuários, aumentando o compartilhamento e retenção de informações. Desta forma, a Gamificação se mostrou uma opção relevante, para os especialistas em onboarding, os seus elementos favorecem a ludificação dos processos, tornando a ambientação das pessoas mais leve e descontraída e estimulando o engajamento dos participantes.;
Palavras-chave Onboarding; Gamificação; Engajamento;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11210;
Nivel Graduação;
Curso Administração - Comércio Exterior;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística