Autor |
Bona, Paola de; |
Orientador |
Pereira, Alexandre; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8541745592468514; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Diversidade de gênero e inteligência cultural: um estudo de caso múltiplo em duas localidades da multinacional SAP; |
Resumo |
Este estudo teve como objetivo analisar de que forma a inteligência cultural influencia na inclusão da diversidade de gênero na empresa SAP, multinacional líder no mercado de tecnologia da informação, em seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de São Leopoldo, Brasil e Bangalore, Índia. Para tal propósito, foram realizadas entrevistas com algumas integrantes do grupo de diversidade existente na empresa que se dedica aos temas relacionados à inteligência de gênero das duas localidades, o Business Women’s Network. Além disso, o embasamento teórico desse estudo foi realizado através da consulta de literaturas, artigos, estudos e websites disponíveis sobre a temática de diversidade de gênero, cultura e inteligência cultural. Os principais autores deste estudo foram Rocha e Luz (2011), Hofstede (1991) e Livermore (2012). Realizou-se um estudo de casos múltiplos, desenvolvendo-se uma pesquisa caracterizada exploratória, na qual executou-se uma análise de conteúdo baseado nos dados qualitativos coletados em entrevistas e análise de documentos. Através das entrevistas realizadas com as integrantes do grupo BWN, perceberam-se os aspectos que moldam a cultura da localidade da empresa em comparação à cultura de seu país, além de identificar de que forma as participantes agem em situações interculturais. Dessa forma, observou-se que todas as entrevistadas possuem habilidades de inteligência cultural desenvolvidas nas quatro dimensões propostas por Livermore (2012) – IC Motivacional, IC Cognitiva, IC Metacognitiva e IC Comportamental – e que estas impactam positivamente na inclusão da diversidade de gênero em um ambiente hegemonicamente dominado pelo sexo masculino. Como sugestões de pesquisas futuras, indica-se o estudo da influência da IC em outras áreas da empresa e/ou em outras localidades, o relacionamento dessa teoria a outros grupos de diversidade da SAP e também a aplicação do estudo em outras empresas que compartilhem de tal cenário.; |
Abstract |
This study aims to analyze how the cultural intelligence influences the inclusion of gender diversity in the SAP Company, a leading multinational company in the information technology market, in its research and development laboratories located in São Leopoldo, Brazil and Bangalore, India. For this purpose, interviews were conducted with some members of the existing diversity group in the company that focuses on gender intelligence topics in the two locations, the Business Women's Network. In addition, the theoretical basis of this study was accomplished through available literature, articles, studies and web sites research regarding gender diversity topic, Culture and Cultural Intelligence. The main authors of this study were Rocha and Luz (2011), Hofstede (1991) and Livermore (2012). A multi-case study was carried out, developing a research characterized as exploratory, where a content analysis was performed based on qualitative data collected through interviews and document analysis. Through the interviews with the members of the BWN group, the aspects that shape the culture of the company’s location in comparison to the culture of its country were perceived, as well as identifying in which way the participants act in intercultural situations. In this way, it was observed that all interviewees have cultural intelligence skills developed in the four dimensions proposed by Livermore (2012) – Motivational IC, Cognitive IC, Metacognitive IC and Behavioral IC – and these positively impact on the gender diversity inclusion in an environment hegemonically dominated by the male sex. As future research suggestions, it is indicated the study of the IC influence in other areas of the company and/or other locations, the relationship of this theory with other SAP diversity groups and the application of this study to other companies that share the same scenario.; |
Palavras-chave |
Diversidade de gênero; Inclusão; Tecnologia da informação; Cultura; Inteligência cultural; Gender diversity; Inclusion; Information technology; Culture; Cultural Intelligence; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-06-25; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11201; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Administração - Comércio Exterior; |