RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do Canvas no planejamento estratégico das Startups: um estudo de caso

Mostrar registro simples

Autor Silva, Ângelo Sette da;
Orientador Francisco, Rosemary;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8034080479856691;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A importância do Canvas no planejamento estratégico das Startups: um estudo de caso;
Resumo Startups são empresas inovadoras que possuem um modelo de negócio que ganhe escalabilidade, tornando o seu crescimento exponencial. Acredita-se que a maior parte das Startups são altamente rentáveis devido a fama de algumas como Facebook, Uber, Netflix, etc., porém são poucas as conhecidas, pois a maior parte delas falham. Segundo um estudo realizado pela Startup Farm, 74% das Startups fecharam após cinco anos de existência, sendo 18% antes de completar dois anos. Atualmente a maior parte das Startups utilizam uma ferramenta conhecida como Canvas para desenvolver seu plano de negócios, devido a sua facilidade, simplicidade e forma de visualizar todos os elementos do modelo de negócio. Apesar de todos os seus benefícios, será que o Canvas consegue realmente fornecer todo apoio necessário para as Startups realizarem o seu planejamento estratégico? Este estudo buscou entender se o Canvas é suficiente para o uso do planejamento estratégico das Startups, onde foi realizado entrevistas em Startups incubadas na UNITEC, buscando entender como o seu planejamento estratégico é realizado. Entre os resultados da pesquisa destaca-se as principais ferramentas que são utilizadas pelas Startups para o planejamento estratégico. Estes resultados contribuem para identificar se o Canvas é suficiente para o planejamento estratégico das Startups, além da criação de uma lista de recomendações para as Startups.;
Abstract Startups are innovative companies that have a business model that gains scalability, making their growth exponential. It is believed that most Startups are highly profitable due to the fame of some such as Facebook, Uber, Netflix, etc., but few are known, because most fail. According to a study by Startup Farm, 74% of Startups closed after five years of existence, being 18% before completing two years. Currently most Startups use a tool known as Canvas to develop their business plan, due to its ease, simplicity and way of visualizing all elements of the business model. Despite all its benefits, is Canvas really able to provide all the support needed for Startups to realize their strategic planning? This study sought to understand if the Canvas is enough for the use of the strategic planning in Startups, where was realized interviews with Startups incubated in UNITEC, seeking to understand how their strategic planning is realized. Between the research results highlight the main tools that are used by Startups for the strategic planning. These results contributed to identify if the Canvas is sufficient for the strategic planning to the Startups, besides the creation of a recommendation list to the Startups.;
Palavras-chave Startups; Planejamento estratégico; Canvas; Strategic planning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11190;
Nivel Graduação;
Curso Sistemas de Informação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística