Resumo |
O objetivo deste estudo foi identificar quais os pontos positivos e pontos negativos a partir das perspectivas de dois usuários do Sped: os profissionais que elaboram e enviam as declarações e auditores/fiscais que as fiscalizam. A pesquisa é considerada aplicada quanto a sua natureza, quantitativa do tipo survey, descritiva e exploratória e teve como base 2 questionários semiestruturados com questões fechadas, elaborados através do Google Form’s, enviados através de e-mail a 286 possíveis respondentes, selecionados através de conveniência, caracterizando uma amostragem não probabilística. Estes questionários permaneceram abertos a respostas por 14 dias no mês de abril/2018 obtendo-se 103 respostas. Foram apontados pelos profissionais que elaboram o Sped melhorias quanto a diminuição dos custos com papel, agilidade na prestação de contas junto ao fisco e melhorias quanto a nota fiscal. Os auditores/fiscais afirmam perceber melhorias quanto ao processo de controle fiscal, melhor gerenciamento de documentos e agilidade das demonstrações e movimentação dos contribuintes. Os pontos negativos mencionados pela primeira parte da amostra foram: a dificuldade de padronização do sistema contábil com o leiaute dos programas do Sped, custos com a atualização dos sistemas contábeis e constantes atualizações do PVA. Já os auditores/fiscais afirmam não perceber pontos negativos com o uso do sistema. A redução da sonegação, não foi um aspecto que teve melhorias segundo a pesquisa. Conclui-se, portanto, através desta pesquisa, que os pontos positivos superam os pontos negativos para ambas as partes da amostra.; |