RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

SPED: uma análise sobre a perspectiva do profissional e do auditor/fiscal

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Simão, Thais Luana Knopf;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Matte, Adriana Machado;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4881154171378293;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title SPED: uma análise sobre a perspectiva do profissional e do auditor/fiscal;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste estudo foi identificar quais os pontos positivos e pontos negativos a partir das perspectivas de dois usuários do Sped: os profissionais que elaboram e enviam as declarações e auditores/fiscais que as fiscalizam. A pesquisa é considerada aplicada quanto a sua natureza, quantitativa do tipo survey, descritiva e exploratória e teve como base 2 questionários semiestruturados com questões fechadas, elaborados através do Google Form’s, enviados através de e-mail a 286 possíveis respondentes, selecionados através de conveniência, caracterizando uma amostragem não probabilística. Estes questionários permaneceram abertos a respostas por 14 dias no mês de abril/2018 obtendo-se 103 respostas. Foram apontados pelos profissionais que elaboram o Sped melhorias quanto a diminuição dos custos com papel, agilidade na prestação de contas junto ao fisco e melhorias quanto a nota fiscal. Os auditores/fiscais afirmam perceber melhorias quanto ao processo de controle fiscal, melhor gerenciamento de documentos e agilidade das demonstrações e movimentação dos contribuintes. Os pontos negativos mencionados pela primeira parte da amostra foram: a dificuldade de padronização do sistema contábil com o leiaute dos programas do Sped, custos com a atualização dos sistemas contábeis e constantes atualizações do PVA. Já os auditores/fiscais afirmam não perceber pontos negativos com o uso do sistema. A redução da sonegação, não foi um aspecto que teve melhorias segundo a pesquisa. Conclui-se, portanto, através desta pesquisa, que os pontos positivos superam os pontos negativos para ambas as partes da amostra.;
metadataTrad.dc.subject Sped; Pontos positivos; Pontos negativos; Usuários;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-06-26;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11179;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Ciências Contábeis;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics