Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os reflexos das mudanças decorrentes da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) na atuação dos escritórios contábeis. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado em 30 escritórios de contabilidade das regiões do Vale do Caí, Vale do Rio dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir dos resultados, observou-se que, na percepção dos respondentes, o SPED é necessário, sendo visto como uma tendência de segurança e agilidade para o fluxo de dados, possibilitando aos escritórios informações mais seguras para desenvolver seu trabalho e, ao fisco, o cruzamento de todos os dados para uma melhor fiscalização. Tais resultados estão alinhados com o referencial teórico. No entanto, pode-se observar que todos os escritórios impactados pela escrituração digital necessitam passar por constantes adaptações devido a mudanças de legislação, prazos de entrega, sistemas contábeis e programa validador. Para essas constantes adaptações, cabe ao profissional de contabilidade ficar atento, buscando meios para qualificar-se e manter-se atualizado no mercado, a fim de suprir sua carga de responsabilidades perante seus clientes.; |