Resumo |
Esse estudo teve por objetivo mensurar o valor do Capital Intelectual como ativo
estratégico de uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação (TI). O estudo foi
desenvolvido na Empresa GAMA, empresa de médio porte e desenvolvedora de
softwares de gestão localizada no Rio Grande do Sul. A obtenção do valor deste
ativo intangível objetiva, prioritariamente, prover uma base sólida para compor o
valor de mercado em uma futura abertura de capital da empresa. O desenvolvimento
da pesquisa fundamentou-se no aparato teórico que identificou os modelos de
mensuração do Capital Intelectual, onde foi selecionado o modelo Navegador
Skandia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, quantitativa, documental e,
devido à profunda avaliação da realidade da empresa estudada, também se
caracteriza como pesquisa de campo. Como resultado da pesquisa, aplicando-se o
modelo proposto, constatou-se que o valor do Ativo Total e do Passivo Total +
Patrimônio Líquido da organização apresentou um acréscimo de 59%. Esse
acréscimo representa o valor do capital intelectual gerado internamente na Empresa
GAMA, que embora não seja contabilizado poder ser considerado na composição do
seu valor de mercado.; |