Resumo |
Nesse estudo se descreve o conhecimento dos estudantes do curso de
Ciências Contábeis de uma universidade privada da Região Metropolitana de Porto
Alegre, a respeito da ética profissional do contador, buscando identificar o
entendimento dos alunos sobre ética para o exercício da profissão e, também,
verificar a sua percepção em relação ao Código de Ética Profissional do Contador
(CEPC) considerando as situações cotidianas do profissional. Trata-se de uma
pesquisa aplicada quanto a sua natureza, com abordagem quantitativa do problema;
descritiva quanto ao seu objetivo e quanto ao procedimento técnico se enquadra
como levantamento (pesquisa de campo – survey), mediante aplicação de
questionário contendo 23 questões e assertivas a uma amostra de 80 estudantes do
curso de Ciências Contábeis, que estão cursando entre o primeiro e oitavo
semestre, afim de alcançar os objetivos propostos. Diante das questões e assertivas
apresentadas aos estudantes, foi observado que estes entendem a necessidade de
se dar mais ênfase ao ensino de ética profissional no curso; praticamente a
totalidade reconhece a importância do respeito ao Código de Ética Profissional do
Contador (CEPC) na conduta profissional do contador, entendendo que a sua
aplicação contribui para a valorização profissional, mas concordam que esta exige
qualificação e capacitação por parte do contador. Nas situações que envolviam
questões relacionadas com comportamento ético, os estudantes se posicionaram
em conformidade com os preceitos da ética. Pode se notar, por fim, que muitos
estudantes ficaram em dúvida quanto à postura ética do contador, atribuindo esse
fato à insegurança em perder o emprego ou os clientes, no caso de profissional que
presta serviços contábeis às empresas. Também se observou associação
estatisticamente significativa entre o semestre cursado e a percepção dos
estudantes em relação a sua avaliação sobre o conhecimento do CEPC.; |