Resumo |
Com o decorrer dos anos, o avanço tecnológico tem possibilitado ao Governo realizar
modificações relevantes em relação ao modo como as empresas realizam a
comunicação de informações essenciais aos órgãos competentes. Intitulado como
eSocial, o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e
trabalhistas, foi criado com o intuito de unificar o modo como as empresas prestam
informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais aos órgãos fiscalizadores. O
respectivo sistema foi tema do presente trabalho, sendo realizado no mesmo a
verificação dos principais reflexos experimentados pelos contribuintes com a
implantação do eSocial. No que se refere a metodologia utilizada, a mesma se
classifica como aplicada em relação a natureza, mista em relação a forma de
abordagem do problema, descritiva em relação aos objetivos e como levantamento de
dados (survey) em relação aos procedimentos técnicos utilizados. Por intermédio da
pesquisa bibliográfica realizada na fundamentação teórica e de um questionário
aplicado a 125 respondentes sobre o tema, pode-se realizar uma análise. A mesma
demonstrou que os principais reflexos estão ligados a mudanças no controle interno
das empresas, pois, para a implantação do eSocial estas precisaram realizar uma
reestruturação de diretrizes operacionais. Além disso, os resultados também
demonstraram algumas evidenciações surpreendentes, como a existência de um
número considerável de respondentes que não visualizam em suas empresas
benefícios oriundos do eSocial e de um número relevante de empresas que
realizavam, antes da implantação deste sistema, vários procedimentos internos em
desacordo com a legislação.; |