Resumo:
A crescente concentração urbana tem desafiado as cidades a tratarem dos problemas sociais de maior incerteza e complexidade, porém os esforços empregados para sua resolução não têm sido satisfeitos a partir de uma abordagem tradicional. Toda cidade é portadora de conhecimento, criativa e inteligente em certa medida, variando em função de sua cultura, de seus valores, credos e habilidades. O exercício da criatividade, o empreendedorismo e a inovação são fatores determinantes no tratamento de situações de elevada incerteza e criação de conhecimento. Esta pesquisa, tendo como base os conceitos da Research Through Design, estudou a criação do conhecimento no tratamento de problemas e situações complexas em cidades a partir da construção de artefatos, a fim de mediar o entendimento do problema, identificar oportunidades e criar conhecimento sob a perspectiva do Design Estratégico. Tendo o pensamento metaprojetual como um de seus fundamentos, o design estratégico lança um olhar sobre o movimento de design também como um processo reflexivo, de conversão e generativo. O percurso metodológico empregado compreendeu a pesquisa exploratória, empírica e qualitativa e a sua aplicação em um grupo de projetação formado por designers especialistas e designers difusos. A análise dos processos de projetação foi explorada adotando-se o método da linkografia. Como resultado, foi proposto um framework estruturado em seis perspectivas para apoiar o processo de Projetação de Artefatos Para a Criação de Conhecimento: (a) Engajamento e Interação, (b) Contexto e Entendimento, (c) Externalização das Ideias, (d) Formato, (e) Aplicação e (f) Coringa.