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O storytelling como marketing de conteúdo nas redes sociais: o caso Malu Gabatti

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Autor Ferrão, Kamila Nunes;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O storytelling como marketing de conteúdo nas redes sociais: o caso Malu Gabatti;
Resumo A presente pesquisa tem como foco principal observar como o storytelling comparece em estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais, tomando como caso a campanha de lançamento da música "Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim" de Manu Gavassi no Instagram. Os objetivos específicos são: compreender de forma teórica, o conceito de storytelling e sua relação com a publicidade e as organizações na contemporaneidade, compreender as características do marketing de conteúdo em contexto de uma cultura participativa do fãs nas redes sociais e analisar o caso Manu Gavassi à luz da perspectiva do storytelling enquanto marketing de conteúdo, através de pesquisa documental e análise de conteúdo. Para a realização desta análise, se fez necessário entendermos, em um primeiro momento, conceitos considerados mais relevantes para o tema da pesquisa, como o próprio storytelling, marketing de conteúdo, cultura participativa, cultura dos fãs e publicidade híbrida. Em um segundo momento, desenvolvemos uma pesquisa documental por meio da análise de conteúdo como forma de separar, categorizar e analisar todos os posts realizados pela artista durante o período de lançamento da música e, com isso, observar de que forma as características do storytelling se fizeram presentes. Foi possível concluir que o storytelling oferece aspectos específicos que permitem compreender o cenário contemporâneo de divulgação publicitária, em que incidem a troca de informações construtivas de forma horizontal, estabelecendo conexões verdadeiras e, assim, acaba alcançando seu objetivo final de cativar a atenção do público.;
Abstract The main focus of this research is to observe how the narrative comparison in content marketing strategy on social media, taking as a case the launch campaign of the song "Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim" by Manu Gavassi on Instagram. The specific objectives are: theoretical understanding, the concept of storytelling and its relationship with advertising and associations in contemporary times, understanding the characteristics of content marketing in the context of a participatory culture of fans on social media and analysis of the Manu Gavassi case in light of the perspective of storytelling as content marketing, through document research and content analysis. To carry out this analysis, it was necessary to understand, at first, concepts considered more relevant to the research topic, such as storytelling, content marketing, participatory culture, fan culture and hybrid advertising. In a second moment, we developed a documental research through content analysis as a way to separate, categorize and analyze all posts made by the artist during the period of the song's release and, with this, observe how storytelling characteristics are made gifts. It was possible to conclude that storytelling offers specific aspects that allow for the inclusion of the contemporary scenario of advertising dissemination, in which constructive information is exchanged horizontally, establishing true trends and, thus, reaching its ultimate goal of captivating the public's attention.;
Palavras-chave Storytelling; Convergência; Cultura participativa; Cultura de fãs; Marketing de conteúdo; Publicidade híbrida; Convergence; Participatory culture; Fan culture; Content marketing; Hybrid advertising;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-09;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11014;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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