Resumo |
O presente trabalho tem como temática central entender como a midiatização transformou a Premier League e a forma de consumir o Futebol Inglês. Em uma realidade cada vez mais atravessada pelas lógicas comunicacionais midiatizadas, conhecer esse fenômeno é enriquecedor para contemplar o cenário midiático do futebol e o campo científico. A partir da sistematização em três grandes eixos: contextualização do cenário prévio, observação descritiva dos clubes e articulação entre teoria e empiria, tentamos compreender como a Premier League transformou as suas estratégias de comunicação, bem como a sua popularização e visibilidade no futebol inglês e no mundo. Utilizando dos métodos indutivo e dedutivo a partir de fontes secundárias por meio de pesquisa no formato desk research, este estudo de caso também entende ser necessário compreender a importância dos contratos de televisão, a globalização dos eventos da liga, o aumento da receita dos clubes, a valorização e o reconhecimento das marcas dos times, e como as mudanças nas lógicas do esporte no país tornaram os jogos mais assistidos no mundo. Apoiado em conceitos de midiatização e branding, percebemos como cada clube utiliza de sua realidade para comunicar e engajar seu público, atraindo patrocinadores e se tornando uma indústria de conteúdo. Em uma época na qual a massificação e a capitalização da informação são predominantes, a Premier League se transformou para alcançar o status de competição midiatizada e espetacularizada no cenário mundial.; |