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Star Wars, uma lovemark: o consumo da força através dos produtos licenciados da franquia

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Autor Vargas, Renan Martins de;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Star Wars, uma lovemark: o consumo da força através dos produtos licenciados da franquia;
Resumo Este trabalho busca compreender quais as motivações dos fãs da saga Star Wars para o consumo de produtos licenciados da franquia e qual a relevância da marca e a sua história neste processo. Para isso, serão abordados conceitos sobre consumo, fãs, simbologia, mitologia e lovemarks, além de uma contextualização e caracterização da franquia, buscando levantar diversos aspectos presentes nos filmes, os quais foram responsáveis pelo sucesso mundial desde o primeiro lançamento em 1977, colocando a franquia na cultura pop até os dias de hoje. Neste sentido, também há o objetivo de explorar o processo de transformação do primeiro filme em uma saga que, hoje, conta com três trilogias, totalizando nove filmes. Como objeto de estudo, foi feita uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semiabertas com fãs dos filmes, onde foi possível concluir que a maioria dos consumidores possuem uma relação afetiva com Star Wars, fazendo com que o consumo de produtos licenciados seja impulsionado pela emoção e pela identificação que possuem com a história e personagens.;
Abstract This final paper seeks to understand the motivations of Star Wars fans to consume franchise licensed products, and understand the relevance of the brand and its history in this process. Concepts on consumption, fans, symbology, mythology and love marks will be addressed, as well as a contextualization and characterization of the franchise, seeking various aspects presents in the films, which are responsible for the worldwide success since the first release in 1977, including the franchise in pop culture to this day. In this sense, there is also the objective of exploring the process of development of the first film to a saga that, until this day, contains three trilogies, totaling nine films. As an object of study, qualitative research was conducted from semi-open interviews with the saga's fans, where it was possible to determine which of the majority of consumers use an affective relationship with Star Wars, making the consumption of licensed products get driven by the experience and by the identification with its story and characters.;
Palavras-chave Consumo; Fãs; Lovemark; Star Wars; Consumption; Fans;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-11-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11001;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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