RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A dimensão da música na produção de sentido das publicidades audiovisuais: o objeto EU SOU NIKON

Mostrar registro simples

Autor Sander, Ramona Reis;
Orientador Ruschel, Magda Rosí;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2855669255392399;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A dimensão da música na produção de sentido das publicidades audiovisuais: o objeto EU SOU NIKON;
Resumo O presente trabalho compreende que a música é um elemento importante na geração de sentidos e emoções, por isso o objetivo geral se dá por compreender como ela, na publicidade da Nikon, desperta emoções e sentidos. Para se alcançar esse objetivo apresenta-se no referencial teórico uma trajetória da música desde a criação do cinema até os estudos sobre vídeo para compreender o seu papel no audiovisual; uma discussão pertinente sobre a dimensão da música para além das canções; a consideração das superfícies para geração de sentidos e emoções; o aprofundamento nos elementos do som, música e trilha sonora, e como cada um desses elementos cria sentidos e emoções; e uma breve discussão sobre imagem visual x imagem sonora, já que a pesquisa se propõe a observar uma produção audiovisual. Além disso, foi realizada uma entrevista com o compositor Leo Henkin para complementar o referencial teórico e trazer uma visão do mercado musical para enriquecer a pesquisa. A metodologia se apresenta com a pesquisa qualitativa exploratória, com o método de cartografia, e se aprofunda e observa cada elemento presente no objeto a partir da técnica de dissecação provinda da metodologia de molduras. A análise os compreende e interpreta a partir da base teórica. E os apontamentos feitos demonstram que o objeto contém uma atmosfera harmônica entre imagem visual e imagem sonora com destaque para a canção Welcome Home como elemento central na criação de sentidos e emoções da campanha EU SOU NIKON, o que ajuda a fomentar a mensagem.;
Palavras-chave Audiovisual; Som; Música e trilha sonora; Emoção e sentidos; EU SOU NIKON;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11000;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística