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Narrativas de mulheres e a experiência midiatizada: as transformações nas lógicas de viagem a partir do Instagram

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Autor Cecconello, Carolina;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Narrativas de mulheres e a experiência midiatizada: as transformações nas lógicas de viagem a partir do Instagram;
Resumo Quando viajamos e compartilhamos nas redes sociais, nossos fazeres durante o percurso se encontram em vias de midiatização. Por isso, esta pesquisa se propõe a investigar como as narrativas midiáticas de mulheres que viajam sozinhas afetam as experiências e decisões de outras mulheres. Questiona-se, também, que sentidos sobre a imagem da mulher circulam no Instagram. A midiatização foi a principal teoria norteadora do nosso trabalho. A pesquisa desenvolvida aborda questões sobre representação de gênero, experiência, circulação, vigilância, autoexposição, visibilidade e construções de narrativas midiáticas. O estudo tem caráter hipotético dedutivo e observacional, é do tipo qualitativo, e utiliza-se das metodologias bibliográfica e estudo de caso midiatizado. Foram feitas três entrevistas, a análise de 30 publicações no Instagram e a aplicação de um questionário, que obteve mais de 160 respostas. Desta forma, foi possível identificar os diferentes tipos de afetações que existem no processo entre quem viaja e compartilha sua experiência no Instagram, pois a experiência se transforma na partilha, seja a de quem vive a viagem, ou de quem observa à distância. Também foi possível visualizar os diversos sentidos que circulam sobre a imagem da mulher viajante na plataforma, sendo possível destacar o de liberdade. Além disso, o estudo mostra que há um mercado comunicacional em ascensão.;
Abstract When we travel and share it on social media, the actions we perform are passing through mediatization. This research proposes to investigate how the media narratives of women traveling alone affect the experiences and decisions of other women. It is also questioned which meanings about the image of women circulate on Instagram. Mediatization was the main guiding theory of our work. Therefore, this research addresses questions about gender representation, experience, circulation, surveillance, self-exposure, visibility and construction of media narratives. The study is of a qualitative type, has a hypothetical deductive and observational character and uses bibliographical and mediatized case study methodologies. Three interviews were conducted, besides the analysis of 30 publications on Instagram and the application of a survey, which gathered more than 160 responses. Therefore, it was possible to identify the different types of affectations that exist in the process between those who travel and share their experience on Instagram, as the experience is transformed into sharing, whether that of those who experience the trip or that of those who observe from a distance. It was also possible to visualize the different meanings that circulate over the image of the woman traveler on the app, and among them, we highlight that of freedom. In addition, the study shows that there is a communication market on the rise.;
Palavras-chave Mulheres que viajam sozinhas; Experiência midiatizada; Narrativas de viagem; Women traveling alone; Mediatized experience; Traveling narratives;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10982;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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