RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Visuals worth spreading: o design que comunica os eventos TEDx

Mostrar registro simples

Autor Dausacker, Lucas Dalvan;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Visuals worth spreading: o design que comunica os eventos TEDx;
Resumo Este trabalho de conclusão de curso busca investigar as práticas de design empregadas pela marca global TED, ao estruturar uma rede de eventos independentes sob sua extensão denominada TEDx. O eixo principal da estratégia metodológica, inspirada na cartografia, analisa o tema proposto através de duas perspectivas. Na primeira fase, apresentaremos um olhar sobre a linguagem visual e as práticas de design que a transcrevem. Já na segunda fase, buscaremos entender o significado social construído pelas estruturas de branding adotadas pela marca. Ao cruzar estas duas perspectivas, será proposta uma narrativa que analisa a visualidade dos eventos TEDx, apontando caraterísticas do uso do design como estratégia de adequação e amplificação das mensagens da marca aos meios. Por fim, será apresentado uma série e reflexões sobre uma rede de eventos que parece se estruturar tanto por visualidade, quanto por significado.;
Abstract This graduation final project seeks to investigate the design practices employed by the global brand TED, by structuring a network of independently events under its extension called TEDx. The main axis of the methodological strategy, inspired by cartography, analyzes the proposed theme from two perspectives. In the first phase, we will present a look at the visual language and the design practices that transcribe it. Next in the second phase, we will try to understand the social meaning built by the branding structures adopted by the brand. By crossing these two perspectives, a narrative that analyzes the visuality of the TEDx events will be suggested, pointing out design features that role as strategy of adaptation and amplification of the his messages to the medium. Finally, a sequence of reflections will be presented tracing a network that seems to be structured both by its visuality and its meaning.;
Palavras-chave TED; TEDx; Design; Branding; Identidade visual; Comunicação; Redes; Visual Identity; Communication; Networks;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-13;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10980;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística