metadataTrad.dc.contributor.author |
Cardoso, Gabriela; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Révillion, Anya Sartori Piatnicki; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1550900464234539; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Comportamento do consumidor de varejo físico na era da internet; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este estudo tem como tema analisar o comportamento do consumidor de varejo físico na era da internet. Através de uma pesquisa científica buscou-se compreender esse comportamento e responder ao problema: como se configura o comportamento do consumidor de lojas físicas no contexto contemporâneo de compras pela internet? A partir disso, o objetivo geral foi: analisar as características do comportamento do consumidor de varejo físico, buscando um melhor entendimento sobre os motivos que os fazem preferir essa modalidade de comércio. Os objetivos específicos são: descrever as modalidades de varejo e suas características; caracterizar a trajetória de consumo e o perfil dos consumidores de lojas físicas e descrever e analisar o comportamento de consumo dos respondentes em lojas físicas. Para isso, foi necessário investigar o comportamento de consumo de consumidores que não tivessem preferência por comprar na Internet, sendo utilizada para isso uma metodologia de pesquisa mista em três etapas. A primeira etapa foi exploratória com a aplicação de uma entrevista pessoal qualitativa com o dono de uma loja física para entender sobre o funcionamento dessa loja e o relacionamento com os clientes. A segunda etapa também foi exploratória com a aplicação de entrevistas pessoais qualitativas com oito clientes considerados mais fiéis desta loja, para compreender as razões de sua fidelidade. Finalmente, a terceira etapa foi descritiva, com a aplicação de uma Survey utilizando questionário online quantitativo com 80 respondentes. Foi concluído que existe uma parte dos consumidores que preferem o varejo físico por sentirem insegurança em relação as compras pela internet. Outro fator indica que somente no varejo físico eles podem experimentar o produto e tê-lo imediatamente após a compra.; |
metadataTrad.dc.subject |
Comportamento do consumidor; Consumo; Varejo físico; Internet; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-12-04; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10974; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Publicidade e Propaganda; |