RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Proposta de comunicação interna direcionada ao tema projetos para a empresa estudada

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Viegas, Priscila Bibiana;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Proposta de comunicação interna direcionada ao tema projetos para a empresa estudada;
metadataTrad.dc.description.resumo Para que os colaboradores tenham acesso as informações de gerenciamento de projetos, é preciso que seja desenvolvido um meio de comunicação interna para disponibilizar estas informações. Este trabalho elaborou um plano de comunicação interna com o objetivo de orientar a criação deste meio. Para isso foi analisado o modelo atual de comunicação da empresa, pesquisado os tipos de comunicação, bem como os meios de comunicação existentes e, por fim, elaborado a proposição do plano de comunicação interna. A tipologia deste trabalho caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque qualitativo e aporte quantitativo, tomando como coleta de dados entrevista e aplicação de questionário. Como base nos autores citados no trabalho, bem como na análise das necessidades da empresa, foi possível propor um modelo de comunicação para o tema projetos. A escolha do modelo deu-se principalmente a partir da necessidade de existir um local único e acessível a todos os colaboradores para disponibilizar as informações dos projetos. Desta forma, foi feita a proposta de desenvolver uma página na intranet da empresa, testa-la e por fim coletar a satisfação dos colaboradores para o desenvolvimento de um plano de ação de evolução.;
metadataTrad.dc.description.abstract To promote access to information about management projects for the employees, it was necessary to be developed a way of internal communication to provide this information. This research produced an internal communication plan in order to guide the development. Therefore, the current model of communication was analyzed, the existing medias and its types were researched and a proposition of a plan to create/develop an internal communication was elaborated upon it. The typology of this study is characterized as a case study with qualitative approach and quantitative contribution, using interviews and a questionnaire as methods to collect data. Based on the authors cited in this work, as well as analyzing the company's needs, it was possible to propose a model of communication for the subject project. the model was developed from the need for a single location accessible to all employees to pass on information of projects. Thus, the proposal to develop a page on the company intranet was made, test it and finally collect employee satisfaction for the development of a development action plan.;
metadataTrad.dc.subject Comunicação interna; Meios de comunicação; Plano de comunicação; Gestão de projetos; Internal communications; Media; Communication plan; Project management;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10928;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel MBA;
metadataTrad.dc.curso Gestão da Comunicação Organizacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics