Autor |
Cruz, Maricélia de Lemos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1837066056790633; |
Orientador |
Fronza, Cátia de Azevedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“A expectativa é grande [...] que ele aprenda a ler, a escrever e tudo [...] ele entenda o que esteja lendo”: possibilidades e potencialidades na aprendizagem de criança ou adolescente com Síndrome de Down em uma escola especial; |
Resumo |
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que se explica por uma irregularidade cromossômica, ou seja, a presença de um cromossomo a mais no par 21 e tem como característica principal a deficiência intelectual (DI). Tem sido imputado às crianças e adolescentes com SD um estigma por suas características físicas, associando a DI a esses predicados, despotencializando-os da possibilidade de aprender algo. Frente a este cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo traz como objetivo geral conhecer e compreender o contexto de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem de crianças e adolescentes com Síndrome de Down em uma escola especial, identificando evidências de (des)potencialização do desenvolvimento desses estudantes, alicerçadas nos conceitos de Haag (2015, 2017) e Bandeira (2020). Este trabalho assinala que, mesmo apresentando alguns obstáculos ou por serem mais lentos na realização de algumas atividades, as crianças e adolescentes com SD são capazes de aprender e evoluir nas suas aprendizagens, especialmente no que concerne ao desenvolvimento da linguagem. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual especial, localizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre-RS, que recebe alunos com deficiência. O foco da pesquisa centrou-se em um grupo de alunos com Síndrome de Down. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o diretor e professoras da escola, alunos com SD e seus pais, além de observações em sala de aula. Para discussão e análise, os dados foram gravados e transcritos. As discussões foram referendadas nos registros das aulas observadas durante o ano de 2018, em eventos ocorridos nos anos de 2019, 2020 e 2021 e em conversas com o diretor, professoras, familiares e estudantes. Assumimos o olhar da Linguística Aplicada para considerar as evidências de (des)potencialização em todos os dados gerados ao longo desta pesquisa. Entre as constatações desta tese, reiteramos a importância de implementação de práticas pedagógicas adequadas e eficazes, verificando as especificidades dos estudantes com SD para a elaboração e aplicação de propostas de ensino que visem a promover e estimular a aprendizagem da linguagem e o domínio das demais habilidades. Verificam-se, assim, algumas possibilidades para a potencialização do desenvolvimento desses estudantes, pois, dessa forma, muito mais é possível oportunizar e aprimorar no contexto escolar ou fora deste.; |
Abstract |
El Síndrome de Down (SD) es una alteración genética explicada por una irregularidad cromosómica, es decir, la presencia de un cromosoma extra en el par 21 y su principal característica es la discapacidad intelectual (DI). A los niños y adolescentes con SD se les ha atribuido un estigma por sus características físicas, asociando el DI a estos predicados, privándolos de la posibilidad de aprender algo. Ante este escenario, esta investigación cualitativa tiene como objetivo conocer y comprender el contexto de aprendizaje y desarrollo del lenguaje de niños y adolescentes con Síndrome de Down en una escuela especial, identificando evidencias de (des) potenciación del desarrollo de estos estudiantes, a partir de los conceptos de Haag (2015, 2017) y Bandeira (2020). Este trabajo señala que, incluso con algunos obstáculos o porque son más lentos en la realización de algunas actividades, los niños y adolescentes con SD son capaces de aprender y evolucionar en su aprendizaje, especialmente en lo que respecta al desarrollo del lenguaje. Esta investigación se llevó a cabo en una escuela estatal especial, ubicada en una ciudad de la región metropolitana de Porto Alegre-RS, que recibe estudiantes con discapacidad. El foco de la investigación se centró en un grupo de estudiantes con síndrome de Down y sus padres, además de las observaciones en el aula. Para discusión y análisis, los datos fueron registrados y transcritos. Las discusiones fueron avaladas en los registros de clases observadas durante 2018, em hechos ocurridos en 2019, 2020 y 2021 e em conversaciones con el director, docentes, familiares y estudiantes. Echamos un vistazo a la Lingüística Aplicada para considerar la evidencia de (des) potencialización en todos los datos generados a lo largo de esta investigación. Entre los hallazgos de esta tesis, reiteramos la importancia de implementar prácticas pedagógicas adecuadas y efectivas, verificando las especificidades de los estudiantes con SD para el desarrollo y aplicación de propuestas didácticas orientadas a promover y fomentar el aprendizaje de lenguas y el dominio de otras habilidades. Se verifican por lo tanto algunas posibilidades de potenciar el desarrollo de estos estudiantes, pues, de esta forma, es mucho más posible crear oportunidades y mejorar en el contexto escolar o fuera de él.; Down Syndrome (DS) is a genetic alteration that is explained by a chromosomal irregularity, that is, the presence of an extra chromosome in pair 21, and it has intellectual disability (ID) as its main characteristic. Children and adolescents with DS have been stigmatized for their physical characteristics, associating ID with these predicates, depriving them from the possibility of learning anything. In this scenario, this qualitative research brings as a general objective to know and understand the context of learning and language development of children and adolescents with Down Syndrome in a special school, identifying evidence of (dis)potentiation of the development of these students, based on the concepts of Haag (2015, 2017) and Bandeira (2020). This work points out that, even presenting some obstacles or being slower in performing some activities, children and adolescents with DS can learn and evolve in their learning, especially regarding the language development. This research was developed in a special state school, located in a city in the metropolitan region of Porto Alegre-RS, which receives students with disabilities. The focus of the research was centered on a group of students with Down Syndrome. Semi-structured interviews were conducted with school principal and teachers, students with DS and their parents, and there were classroom observations. For discussion and analysis, the data were recorded and transcribed. The discussions were referenced in the records of the classes observed during the year 2018, in addition to events that occurred in 2019, 2020, and 2021, conversations with the principal, teachers, family members, and students. We assume the view of Applied Linguistics to consider the evidence of (dis)potentiation in all the data generated throughout this research. Among the findings of this thesis, we reiterate the importance of implementing appropriate and effective pedagogical practices, verifying the specificities of students with DS for the development and application of teaching proposals that aim to promote and stimulate language learning and domain of other skills. Thus, some possibilities for the potentiation of these students development are verified, because, in this way, it is much more possible to opportunize and improve the school context or outside of it.; |
Palavras-chave |
Síndrome de Down; Linguagem; Aprendizagens; Potencialização; Aprendizajes; Empoderamiento; Down Syndrome; Language; Learning; Empowerment; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2021-11-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10880; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |