Autor |
Trage, Fernanda Torzeczki; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4056321898668897; |
Orientador |
Donelli, Tagma Marina Schneider; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1935730154101158; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Função reflexiva paterna no contexto de interação pai-bebê; |
Resumo |
As mudanças sociais que conduziram a uma reorganização da dinâmica familiar e, por sua vez, influenciaram o papel do homem no relacionamento conjugal e no envolvimento com a rotina de cuidados dos filhos orientam o objetivo geral desta investigação, o qual consiste em compreender o exercício da paternidade nas famílias contemporâneas, avaliando a Função Reflexiva paterna no contexto de interação pai-bebê. Foi utilizado delineamento exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Ficha de Triagem, a Ficha de Dados Sociodemográficos, o FRQ – Reflective Functioning Questionnaire 54 – Portuguese version e a Entrevista Semiestruturada, os quais integram questões fechadas e abertas. Eles foram aplicados a três pais, por conveniência, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão determinados para esta pesquisa. Como principais resultados, identificou-se que há características próprias do pai da atualidade, designado de novo pai, o qual visa estabelecer uma relação mais afetuosa com o filho, em comparação a de sua criação. É reconhecida, pelos pais entrevistados, a necessidade de uma atuação mais efetiva nos cuidados com o filho e, nesse sentido, uma revisão de valores e pensamentos sexistas que possam impedir sua plena participação na vida do bebê. Observou-se um esforço por parte dos pais analisados em identificar as necessidades de seus filhos, buscando estabelecer uma conexão que privilegie não apenas as questões cotidianas, mas também os aspectos relacionados aos estímulos emocionais da criança.; |
Abstract |
The social changes that led to a reorganization of the family dynamics and, in turn, influenced the role of the man in the conjugal relationship and in the involvement with the routine of care of the children oriented the general objective of this research, which consists in understanding the exercise of the paternity in contemporary families, evaluating the paternal Reflexive Function in the context of father-baby interaction. An exploratory-descriptive method was used, with a qualitative approach, and the research instruments used were the Screening Sheet, the Sociodemographic Data Sheet, the FRQ - Reflective Functioning Questionnaire 54 - Portuguese version and the Semistructured Interview, which integrate closed and open questions. They were applied to three parents, for convenience, in view of the inclusion and exclusion criteria determined for this research. As main results, it was identified that there are typical characteristics of the contemporary father, designated as a "new father", which aims to establish a more affectionate relationship with the child, compared to that of his creation. It is recognized by the parents interviewed the need for a more effective action in the care with the child and, in this sense, a review of values and sexist thoughts that can prevent their full participation in the life of the baby. An effort was made by parents analyzed to identify the needs of their children, seeking to establish a connection that privileges not only daily issues but also aspects related to the emotional stimuli of the child.; |
Palavras-chave |
Função reflexiva; Interação pai-bebê; Papel paterno; Novo pai; Contemporaneidade; Reflective function; Parent-baby interaction; Paternal role new father; Contemporaneity; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-08-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10864; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |