Resumo |
Como importante habitat de inovação no contexto brasileiro, os parques
tecnológicos são a localização escolhida por diversas empresas de Software. Neste
mercado, o modelo de negócio software como serviço tem despontado como o que
mais cresce, sendo impulsionado por uma estratégia comercial que inclui o
pagamento de uma assinatura periódica para o uso de uma determinada plataforma.
Assim, percebe-se a importância de verificar a influência do parque tecnológico no
perfil comercial das empresas de SAAS. Este trabalho apresenta uma análise do
caso Tecnosinos, verificando qual a influência do Parque nos âmbitos geográficos e
cognitivos das áreas de vendas das empresas instaladas. Recolhendo os
depoimentos de agentes da Tríplice Hélice da governança do Tecnosinos,
verificou-se os pontos de tais influências na teoria. Posteriormente, estes mesmos
pontos foram validados em pesquisa quantitativa com colaboradores responsáveis
por processos de vendas nas empresas de modelo SAAS do Parque. Conclui-se que
o Tecnosinos impacta e é visto como um diferencial para as empresas, mas não
diretamente para o perfil comercial das mesmas. Isto se dá por esforços específicos
realizados em outras áreas, e pela própria natureza competitiva e orientada a
resultados dos profissionais de vendas. Assim sendo, percebe-se uma oportunidade
de otimização do trabalho do Parque, que poderia inclusive contribuir para a melhora
nos resultados das empresas.; |