RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O impacto do parque tecnológico no perfil comercial das empresas de software como serviço: um estudo de caso sobre o Tecnosinos

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Bosak, Nathália Prestes;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gianotti, Renata;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3203271472935411;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O impacto do parque tecnológico no perfil comercial das empresas de software como serviço: um estudo de caso sobre o Tecnosinos;
metadataTrad.dc.description.resumo Como importante habitat de inovação no contexto brasileiro, os parques tecnológicos são a localização escolhida por diversas empresas de Software. Neste mercado, o modelo de negócio software como serviço tem despontado como o que mais cresce, sendo impulsionado por uma estratégia comercial que inclui o pagamento de uma assinatura periódica para o uso de uma determinada plataforma. Assim, percebe-se a importância de verificar a influência do parque tecnológico no perfil comercial das empresas de SAAS. Este trabalho apresenta uma análise do caso Tecnosinos, verificando qual a influência do Parque nos âmbitos geográficos e cognitivos das áreas de vendas das empresas instaladas. Recolhendo os depoimentos de agentes da Tríplice Hélice da governança do Tecnosinos, verificou-se os pontos de tais influências na teoria. Posteriormente, estes mesmos pontos foram validados em pesquisa quantitativa com colaboradores responsáveis por processos de vendas nas empresas de modelo SAAS do Parque. Conclui-se que o Tecnosinos impacta e é visto como um diferencial para as empresas, mas não diretamente para o perfil comercial das mesmas. Isto se dá por esforços específicos realizados em outras áreas, e pela própria natureza competitiva e orientada a resultados dos profissionais de vendas. Assim sendo, percebe-se uma oportunidade de otimização do trabalho do Parque, que poderia inclusive contribuir para a melhora nos resultados das empresas.;
metadataTrad.dc.subject SAAS; Parque tecnológico; Vendas B2B; Tríplice hélice; Teoria do aprendizado social;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-06-09;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10855;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics