Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como uma Distribuidora de Energia Elétrica, aqui representada pela RGE Sul Distribuidora de Energia Elétrica, utiliza das estratégias de Marketing de Relacionamento online para interagir com seus clientes através das redes sociais, em especial o Facebook. A pesquisa buscou compreender o impacto do boca a boca online negativo, demonstrando sua repercussão para os clientes responsáveis pela interação e observadores, e o quão prejudicial pode ser para uma empresa quando não gerido de forma estratégica. A pesquisa possui caráter exploratório, com método qualitativo e com estratégia de estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa a autora realizou a análise da rede social da empresa, o Facebook, analisando as postagens e respostas à comentários, assim como realizou uma entrevista semi-estruturada com uma colaboradora da empresa. No decorrer da pesquisa, é abordado no referencial teórico o Marketing de Relacionamento, o CRM (Costumer Relationship Management), Relacionamento Digital e engajamento do consumidor, Indústrias Altamente reguladas. A partir da coleta de dados qualitativos, e a conexão com o referencial teórico, foi possível sugerir oportunidades de melhoria para a empresa, como, por exemplo, o uso do pedido de desculpas em resposta a comentários de clientes, bem como perceber a relevância do tema para a empresa e demais distribuidoras, percebendo que a empresa pesquisada possui um caminho de melhorias a percorrer.; |