Resumo |
Muitas empresas buscam formas de aumentar a produtividade e desempenho dos seus funcionários. Contudo, com o passar do tempo, foi percebido que a qualidade de vida no trabalho (QVT) não é somente necessária por causa das leis trabalhistas e da saúde do empregado, todavia é importante também para o crescimento da instituição. Além disso, com as novas tecnologias surgiu o teletrabalho, chamado também em muitos casos de home office; e muitas pessoas não praticam os mesmos hábitos saudáveis que na instituição. Desta forma, esse estudo tem como objetivo geral analisar as principais dificuldades identificadas pelos colaboradores da Empresa RGE, em conciliar bem-estar e qualidade de vida no trabalho remoto, além de propor melhorias na QVT. Inicialmente, foi apresentada a instituição conforme sua missão, visão e valores e quais são as formas de cuidados com o bem-estar de seus colaboradores. Em seguida, foram apresentadas as dificuldades em conciliar bem-estar dentro do home office, verificando quais mudanças com a nova modalidade de trabalho tiveram, se há autonomia e se houve interferência do teletrabalho na vida pessoal. Logo após, foi questionado quais eram os cuidados com a QVT dentro da organização, antes do teletrabalho e, por último, foi proposto melhorias para o bem-estar nesta modalidade de trabalho. Deste modo, foram realizadas entrevistas com 15 funcionários da concessionária RGE, do setor administrativo/comercial dentro do Grupo A, que atendem comércios, indústrias e rurais. Através das respostas obtidas na pesquisa pode-se perceber que a empresa preza pelo bem-estar dos seus funcionários e pelos cuidados com a segurança, pois oferece ginástica laboral online, canais de comunicação com o colaborador, além de possuir benefícios atraentes para os funcionários, fazendo com que o salário fixo não seja fator determinante para a permanência na empresa como garantia de estabilidade profissional. Com o home office, os trabalhadores tiveram que mudar seus hábitos para se instalar em suas casas. Assim, muitos tiveram dificuldades em separar vida pessoal da profissional, em se alimentar corretamente e a maioria, por falta de equipamentos ergonômicos, teve problemas de postura, LERs ou lombalgias. Antes do teletrabalho, usavam equipamentos ergonômicos nas dependências da instituição, a luminosidade era medida, o espaço era adequado, sendo um ambiente propicio para trabalhar; diferente de quando foram trabalhar em casa, ademais alguns acreditam que o estresse em casa é maior. Desta maneira, os pesquisados colocaram como principais melhorias para a QVT a disponibilidade pela empresa de equipamentos ergonômicos para todos, ajuda com custos de energia elétrica, flexibilidade de trabalho, maior incentivo para participar da ginástica laboral e terapias psicológicas, quinzenal ou semanal, para diminuir tensões.; |