Autor |
Meyrer, Karin Paola; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8154722162254089; |
Orientador |
Kersch, Dorotea Frank; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4951080302973564; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Help save the endangered pacific northwest tree octopus from extinction”: are 7th year students susceptible to fake news?; |
Resumo |
Our fast-paced society requires schoolchildren to be skilled with the ability to identify online fake information in order not to be misled or influenced by the media and be capable of making well informed decisions. With this context in mind, this action research of a qualitative nature was developed with two groups of 7th year elementary schoolchildren from a private bilingual school (Portuguese-English) in Rio Grande do Sul (BR), during the remote learning period in English as a second language classes (ESL). Based on the theme endangered animals, the study seeks to verify if it is possible to develop critical media literacy in second language classes (L2) through interventions that challenge students to reflect about how to identify and investigate fake information. The study also aims at analyzing if the strategies developed during the interventions are employed in the creation of collective websites and what is the role of multimodal resources in students' interpretation of the theme endangered animals. The literature review is based on Literacy Studies (STREET, 1984, 1995; HEATH, 1983), Digital Literacies (DUDENEY, HOCKLY AND PEGRUM, 2013; JENKINS, 2009), Multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996), Critical Literacy (FREIRE, 1987; JANKS, 2013), Critical Literacy and L2 learning (JORDÃO; FOGAÇA, 2012); and Critical Media Literacy (KELLNER; SHARE, 2007, 2016; KERSCH; LESLEY, 2019). As for the methodology, firstly students analyze a hoax website, partly replicating the study of Loos, Ivan and Leu (2018); secondly, a series of activities was developed; and, finally, students created their own collective websites about endangered animal species. The activities intended to contextualize the theme, potentialize students' abilities to verify online information, and develop reading and writing skills in English. To analyze students' collective websites, the Transpositional Grammar for Multimodality Analysis Framework of Kalantzis and Cope (2021) was used. On the one hand, the initial results showed that students have major difficulties in checking the lack of veracity in the fake website. On the other hand, they have proficiently employed the learnings acquired throughout the interventions in the production of their collective websites, confirming the development of critical media literacy in L2. Finally, a framework for incorporating CML in L2 is proposed, with the purpose of helping L2 educators who are willing to develop criticality in their lessons.; |
Abstract |
Nossa sociedade acelerada e dinâmica exige que os alunos tenham habilidade para identificar informações falsas para que não serem enganados ou influenciados pela mídia e para que possam tomar decisões bem informadas. Considerando esse cenário, esta pesquisa-ação de natureza qualitativa interpretativista e pesquisa ação foi desenvolvida com duas turmas de 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada bilíngue (português-inglês) no Rio Grande do Sul (BR), durante o período de aulas remotas nas aulas de inglês como segunda língua (ESL). Com base no tema animais ameaçados de extinção, o estudo busca verificar se é possível desenvolver o letramento midiático crítico nas aulas de segunda língua (L2) por meio de intervenções que desafiem os alunos a refletirem sobre como identificar e investigar informações falsas. O estudo também visa analisar se as estratégias desenvolvidas durante as intervenções são empregadas na criação de sites coletivos e qual o papel dos recursos multimodais na interpretação dos alunos sobre o tema animais em extinção. A revisão bibliográfica fundamenta-se em Estudos de Letramentos (STREET, 1984, 1995; HEATH, 1983), Letramentos Digitais (DUDENEY, HOCKLY AND PEGRUM, 2013; JENKINS, 2009), Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), Letramento Crítico (FREIRE, 1987; JANKS, 2013), Letramento crítico em L2 (JORDÃO; FOGAÇA, 2012); e Letramento Midiático Crítico (KELLNER; SHARE, 2007, 2016; KERSCH; LESLEY, 2019). Quanto à metodologia, inicialmente os alunos analisaram um site fraudulento, em parte replicando o estudo de Loos, Ivan e Leu (2018); em seguida, foi desenvolvida uma série de atividades; e, por fim, os alunos criaram seus próprios sites coletivos sobre espécies de animais ameaçadas de extinção. As atividades visaram a contextualizar o tema, potencializar as habilidades dos alunos em verificar informações online e desenvolver a leitura e a escrita na língua inglesa. Para analisar os sites coletivos dos alunos, foi utilizado o modelo Transpositional Grammar for Multimodality Analysis de Kalantzis e Cope (2021). Por um lado, os resultados iniciais mostraram que os alunos têm grandes dificuldades em verificar a falta de veracidade do site falso. Por outro lado, empregaram com proficiência os aprendizados adquiridos ao longo das intervenções na produção de seus sites coletivos, confirmando o desenvolvimento de letramento midiático crítico em L2. Por fim, é proposto um framework para incorporação de LMC em L2, com o objetivo de auxiliar os educadores de L2 que desejam desenvolver a criticidade em suas aulas.; |
Palavras-chave |
ESL students; Critical literacy in L2; Critical media literacy; Fake online information; Multimodality; ESL alunos; Letramento crítico em L2; Letramento midiático crítico; Informações online falsas; Multimodalidade; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-12-16; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10831; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |