Resumo |
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, sendo o mais praticado em território brasileiro. Em decorrência da profissionalização do esporte, o debate sobre o modo de gestão dos clubes se intensificou. Inicialmente, os clubes eram associações sem fins lucrativos, mas esse cenário mudou a partir dos anos 80. Os clubes-empresa começaram a se popularizar ao redor do mundo e começaram a figurar nos principais campeonatos. Por este motivo, os clubes brasileiros passaram a observar esta possibilidade a partir de investimentos de empresas de capital estrangeiro. Na atual conjuntura, os clubes-empresa no Brasil estão em pauta, com clubes associativos cogitando mudança de seus estatutos com o objetivo de se tornarem empresas. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar os principais impactos que a gestão de clubes-empresa trouxe para a gestão de clubes associativos. Para tal, apresenta-se o referencial teórico estudado sobre a história do futebol no Brasil, práticas de gestão e gestão de clubes. Referente à metodologia empregada, esta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, em uma abordagem qualitativa. A respeito da coleta de dados, foram entrevistados quatro gestores de clubes-empresa e dois de clubes associativos. Compreende-se que, através desta pesquisa, os impactos gerados pelos clubes-empresa nos clubes associativos brasileiros ainda não são visíveis, não sendo possível uma clara evidenciação. Como sugestão para estudos posteriores, propõe-se que haja uma nova pesquisa em tempo futuro e estudos longitudinais, visto que os clubesempresa ainda são novidades no Brasil e, com isso, ainda não existem claras evidências dos impactos gerados nas gestões de clubes associativos. Sugere-se também, um estudo baseado nos impactos obtidos pela implementação de clubesempresa nas principais ligas europeias e a comparação com o observado no Brasil.; |