Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a Revolução 4.0 é abordada dentro do percurso formativo dos alunos do curso de Administração presencial de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, na perspectiva de um grupo de formandos e de um grupo de professores do curso. A fundamentação teórica abordou a origem da Quarta Revolução Industrial, seu conceito, características, desafios e oportunidades, bem como a Quarta Revolução Industrial no Brasil, um breve histórico e os aspectos institucionais da formação do Administrador, suas competências e habilidades e o Administrador 4.0. Em termos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa, de nível exploratório, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade, levantamento bibliográfico e análise de documentos e a técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. Como principais resultados a pesquisa demonstra que todos entrevistados possuem ciência sobre a Revolução 4.0. Contudo, os alunos percebem que carecem de conhecimento aprofundado e que o administrador precisa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Eles percebem a falta de um aprofundamento para o preparo do profissional no sentido de serem capazes de gerir e trabalhar com as ferramentas advindas da Revolução 4.0 e seus impactos. Por fim, constata-se que o tema Revolução 4.0 necessita ser melhor abordado dentro do curso acadêmico.; |