Resumo |
O mercado de podcasts vem crescendo ao longo dos últimos anos, abrindo espaço para novas formas de consumo e monetização de conteúdo digital. Esta pesquisa, portanto, teve como principal objetivo analisar de que forma o engajamento de ouvintes de podcasts está relacionado à contribuição recorrente. Para isto, através de uma pesquisa quali-quantitativa, buscou-se identificar os principais motivos pelos quais ouvintes se engajam em contribuir de forma recorrente para podcasts. A etapa qualitativa foi realizada a partir de um grupo focal e teve um caráter exploratório. Já a etapa quantitativa, de caráter descritivo, buscou compreender as características e o comportamento do ouvinte apoiador, com base em escalas de engajamento, gratidão e reciprocidade. A amostra, não probabilística, foi composta por 134 ouvintes apoiadores. Entre os principais resultados desta pesquisa, destaca-se o entendimento de que ouvintes que realizam algum tipo de contribuição recorrente sentem gratidão e reciprocidade por podcasts. Além disso, que estes dois sentimentos explicam 24% do comportamento engajado dos ouvintes apoiadores. Ou seja, que os motivos pelos quais ouvintes de podcasts se engajam em contribuir de forma recorrente estão relacionados aos sentimentos de gratidão e reciprocidade.; |