Resumo |
O presente estudo busca identificar o movimento do índice de internacionalização das principais multinacionais brasileiras, e então posto frente os dados conjunturais da economia interna. Para com isso observar se as empresas são e como são afetadas pelos diferentes cenários, ou seja, se há aumento ou retração de seu grau de internacionalização e qual a relação com o ambiente econômico. De base para esse estudo é utilizado o índice da publicação feita pela Fundação Dom Cabral: Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras, no período de 2009 a 2018. O estudo até o momento está dividido em sete sessões: inicialmente, trazendo uma contextualização sobre comércio internacional e seu desenvolvimento, assim como a inserção do Brasil e América do Sul nele. Na sequência, a apresentação dos objetivos e justificativa de tal estudo, passando para o referencial teórico a ser utilizado e esse subdividido em duas grandes vertentes, as teorias de abordagem comportamentais e as de abordagem econômica, passando pelas considerações metodológicas, e então a apresentação de dados sobre o ano de 2009, que é o ponto de partida da pesquisa, como a apresentação de empresas de quatro setores da economia brasileira, a distribuição das transacionais no mundo e, por fim, o papel do governo no processo de internacionalização.; |