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Zipsaúde – educação em saúde para pacientes com mobilidade prejudicada na atenção primária à saúde: tecnologia educacional para agentes comunitários de saúde

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Autor Klipel, Geise dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0290220428871698;
Orientador Schaefer, Rafaela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5388403569420126;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Zipsaúde – educação em saúde para pacientes com mobilidade prejudicada na atenção primária à saúde: tecnologia educacional para agentes comunitários de saúde;
Resumo As tecnologias educacionais de informação têm potencial de propiciar a continuidade de acesso a informação de qualidade, no momento em que a situação é vivida pelo profissional Agente Comunitário de Saúde. Tal produto proporciona, além do acesso à informação em saúde, crescimento pessoal do profissional, melhorando assim a qualidade das ações e a eficácia da orientação, sendo considerado dispositivo transformador do trabalho. Este estudo, teve como objetivo construir e validar um website de tecnologia educacional em saúde para Agentes Comunitários de Saúde no cuidado aos pacientes com a mobilidade prejudicada. Para tanto, foi dividido em quatro fases, que buscaram responder questões específicas: na fase 1, buscamos investigar as demandas dos Agentes Comunitários de Saúde relacionadas ao atendimento à população com mobilidade prejudicada, por meio de entrevista. Na fase 2, buscamos relacionar as necessidades identificadas com as recomendações científicas disponíveis, por meio de revisão de literatura. Na fase 3, desenvolvemos a tecnologia educacional do tipo website, que denominamos zipsaúde, a qual serviria para hospedagem dos posts educacionais desenvolvidos com o material das fases anteriores. Na fase final, denominada fase 4, realizamos um estudo de validação da tecnologia educacional desenvolvida por meio de pareceres de juízes especialistas e juízes de outras áreas. A tecnologia desenvolvida tem potencial educativo, por conter dicas e cuidados de saúde de fácil acesso, tem potencial de auxiliar os Agentes Comunitários de Saúde no planejamento de suas visitas e melhorar, assim, a qualidade dos serviços prestados pela Atenção Primária no atendimento às pessoas com a mobilidade prejudicada.;
Palavras-chave Atenção primária a saúde; Agentes comunitários de saúde; Tecnologia educacional; Educação em saúde;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-10-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10794;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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