Resumo |
Com os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia, as empresas estão constantemente em busca de aprimoramentos em seus modelos organizacionais para acompanhar o célere ritmo de mudanças. Isso tem levado muitas delas, desde Startups até mesmo as mais tradicionais a buscarem novas estratégias para aumentar a velocidade do seu crescimento, tendo como foco alcançar melhores resultados e, assim, continuar competindo no mercado atual. Esta monografia aborda os principais métodos adotados pelas Startups, que têm sido encontrados pelos autores pesquisados, considerando-os como um fenômeno de sua transição para o modelo exponencial. Portanto, o presente estudo pretendeu analisar as principais práticas que impulsionaram o crescimento exponencial da Empresa Z, tendo como complemento a análise do tema sob a ótica de agentes fomentadores do ecossistema brasileiro de Startups, incluindo três aceleradoras e três instituições especialistas nesse processo de potencialização. Foi utilizado o método de estudo de caso, por meio de uma pesquisa qualitativa de estratégia exploratória. Apesar da Empresa Z já utilizar algumas técnicas, a pesquisa mostrou que ela ainda está em fase de transformação e está trabalhando cada vez mais para se tornar uma empresa, conforme as ExOs citadas na obra Organizações Exponenciais de Ismail, Malone e Geest (2015). As empresas, assim como os discentes que desejam conhecer os achados deste estudo, podem utilizá-lo como referência. No entanto, por ser um tema recente, constatou-se que ainda existem diferentes percepções sobre o assunto, o que exige mais pesquisas.; |