Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do E-commerce como estratégia de venda utilizada pelos Microempreendeodres Individuais (MEI). Para tanto foram identificados os benefícios e dificuldades do E-Commerce para este segmento de negócio, assim como as praticas que potencializam estes benefícios e reduzem os obstáculos. Para desenvolver estes objetivos, fez-se uma revisão bibliográfica na qual foram abordados o Microempreendorismo Individual, o E-Commerce, e práticas mais contemporâneas como o Social Commerce. A pesquisa empírica, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas com MEIs localizados na região metropolitana de Porto Alegre. De forma geral, os resultados mostram que a forte concorrência, o preconceito com marcas desconhecidas, a falta de fidelidade do cliente são as principais dificuldades enfrentadas pelo MEI no E-commerce. Já entre os benefícios, é possível destacar a redução de despesas, o poder de alcance e o consequente aumento das vendas. Ressalta-se ainda a utilização das Redes Sociais, por meio da prática do Social Commerce, como nova forma para as práticas comerciais destes empreendedores, o que intensifica a relação com o cliente e contribui para a redução das dificuldades encontradas no E-commerce.; |