Resumo |
Em um contexto de grande concorrência, como o atual, as organizações tem o desafio de identificar suas vantagens competitivas para se diferenciar no mercado. A entrega de produtos ou serviços aos clientes depende de como o trabalho é executado nas organizações, ou seja, de como os processos de negócio são realizados. Desta forma, é fundamental que as empresas conheçam os seus processos de negócio e saibam gerenciá-los. Como disciplina para contribuir com este objetivo a gestão de processos tem sido efetiva, visto que a entrega de valor para ao cliente é uma característica deste modelo de gestão. Com o passar dos anos a entrega de valor ao cliente passou a ser considerada a partir de sua visão, surgindo, desta forma, a perspectiva Outside in, que exige das organizações a adoção de um novo modelo de gestão em que os processos sejam geridos de acordo com a essa perspectiva. Considerando as mudanças necessárias para gerenciar os processos com essa visão, este estudo buscou identificar quais são as competências necessárias para os gestores atuarem com esta visão. Para atender ao objetivo do estudo de caso realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória em uma operadora de plano de saúde de autogestão. A coleta de dados foi realizada considerando a pesquisa bibliográfica, a observação participante e através de entrevista semiestruturada. Como principal resultado, foi identificado as competências necessárias para que os gestores possam gerenciar seus processos sob a perspectiva Outside in. A principal contribuição refere-se a relação elaborada entre os princípios da visão Outside in e os modelos de competência disponíveis na literatura, podendo ser utilizado por qualquer organização que tenha como estratégia a adoção da perspectiva Outside in pelos seus gestores.; |