Resumo:
Esta dissertação se enquadra na linha de pesquisa "Estratégias Organizacionais", mais especificamente no tema de comportamento do consumidor. A crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis tem impactado a transição de um consumo desenfreado para um consumo mais consciente. Neste contexto, um setor que vem ganhando a atenção dos pesquisadores é o de alimentos orgânicos ou agroecológicos. Esta dissertação propõe-se em analisar o papel das variáveis antecedentes (sinalização de status, atitude e sinalização de confiança) e das moderadoras (influência social e preocupação com o meio ambiente) nas intenções de compra de alimentos orgânicos. A coleta de dados foi através de uma survey, obtendo 288 respondentes válidos. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Como principais resultados, pode ser percebida uma forte relação da sinalização de status e da atitude na intenção de compra de alimentos orgânicos e, parcialmente, da sinalização de confiança na intenção de compra de alimentos orgânicos. As variáveis moderadoras, influência social e preocupação com o meio ambiente, também tiveram efeito significativo, confirmando a importância do grupo de referência no comportamento do consumidor de alimentos orgânicos. Após a análise dos resultados, o estudo traz em sua conclusão uma breve síntese sobre as hipóteses propostas, assim como as contribuições acadêmicas, gerenciais e limitações desta pesquisa.