RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise mercadológica no setor calçadista para representação comercial Edegarpack com foco na venda de borracha natural

Mostrar registro simples

Autor Zabka, Marcelo;
Orientador Batisti, Vanessa de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3223444032812550;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise mercadológica no setor calçadista para representação comercial Edegarpack com foco na venda de borracha natural;
Resumo Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar e compreender o uso de borracha natural no mercado calçadista gaúcho, identificando oportunidades para venda desse material através da representação comercial Edegarpack. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa com desenvolvimento de fundamentação teórica, aplicação de questionário e entrevistas em profundidade com profissionais do setor calçadista gaúcho. Através do referencial teórico avaliou-se os panoramas atuais e as cadeias produtivas tanto da borracha natural como do calçado. Por meio de entrevistas realizadas com profissionais de duas importantes instituições ligadas ao setor calçadista gaúcho, IBTeC e ASSINTECAL, foi possível melhor compreensão da cadeia produtiva dos calçados, avaliar usos e possíveis nichos a serem estudados para aplicação da borracha natural. Percebeu-se, nas entrevistas, que a borracha natural apresenta alguns impedimentos relacionados à sua utilização mais extensiva, referentes à disponibilidade desse material, preços e processos envolvidos no beneficiamento para aplicação em calçados. Porém, existem aplicações pontuais da borracha natural a serem exploradas, como calçados de segurança (EPI), calçados infantis e calçados esportivos, além do uso em componentes de solado. Além disso, algumas características dessa matéria-prima garantem maior conforto e durabilidade aos calçados, como resistência ao desgaste, à abrasão e ao rasgamento. Como, também, a adesão ao solo, absorção de impacto e capacidade de amortecimento. Durante a pesquisa, percebeu-se a importância da questão ambiental envolvida, tanto pelo desenvolvimento da heveicultura, como processos menos agressivos ao meio-ambiente relativos ao uso da borracha em calçados e mesmo o posterior descarte dos produtos que utilizam esse material. A pesquisa apontou que, como o momento atual da produção de borracha natural nacional ainda não supre as necessidades calçadistas tanto em volumes disponíveis como em preço, se faz necessário estreitar contatos não apenas com possíveis clientes, mas instituições gaúchas importantes de pesquisa para o setor calçadista, como a FEEVALE, SENAC, UFRGS, ASSINTECAL, IBTeC e ABICALÇADOS.;
Palavras-chave Borracha natural; Cadeia produtiva do calçado; Mercado calçadista gaúcho;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-09-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10756;
Nivel MBA;
Curso MBA em Marketing Estratégico e Vendas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística