Autor |
Moura, Caroline Fortes de; |
Orientador |
Stadtlober, Cláudia de Salles; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4730010148724067; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Estratégia para desenvolver uma organização no âmbito do empreendedorismo social: um estudo de caso no Instituto Social Pertence; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo construir a estratégia para desenvolvimento do Instituto Social Pertence, uma organização do terceiro setor sem fins lucrativos que atua no âmbito do empreendedorismo social. O estudo tem como objetivos específicos: verificar os principais aspectos que influenciam o Instituto Social Pertence no contexto onde está inserido; avaliar os aspectos organizacionais do Instituto Social Pertence; descrever os principais objetivos do Instituto Social Pertence e apresentar indicadores de impacto social do Instituto Pertence. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de ordem descritiva e utiliza o método estudo de caso do Instituto Social Pertence, uma organização que promove a sociabilização de pessoas com deficiência intelectual e em vulnerabilidade social. Para desenvolvimento do estudo, a pesquisadora realizou observação na organização, entrevista com três pessoas integrantes do Instituto Social Pertence e utilizou documentos disponibilizados pela organização, viabilizando a conexão entre a teoria e análise realizada. No decorrer da pesquisa, é abordado no referencial teórico com maior profundidade os assuntos Terceiro Setor, Empreendedorismo Social, Estratégia e Impacto do Negócio. Com base na análise dos resultados obtidos, por meio da coleta de dados através das entrevistas realizadas, dos documentos analisados e da observação feita e a relação destes com o referencial teórico a pesquisadora compreende que a estratégia para o desenvolvimento do Instituto Social Pertence se dá a partir de uma atuação alicerçada no propósito da organização e no seu objeto social bem como alinhada com o seu ambiente interno e externo, o qual é possível a partir do diagnóstico interno e externo do seu contexto realizado no presente estudo bem como com a utilização de indicadores de impacto social como forma de mensurar o benefício gerado para a comunidade onde a organização atua. A autora conclui na pesquisa que a construção de uma estratégia para uma organização do terceiro setor é relevante e proporciona para mesma um autoconhecimento capaz de potencializar sua atuação, mantendo-se alinhada ao seu propósito para que dessa forma possa cumprir com seu objetivo de solucionar um problema social.; |
Palavras-chave |
Terceiro setor; Empreendedorismo social; Estratégia; Indicadores de impacto social; Instituto Social Pertence; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-06-19; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10754; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Administração; |