RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Planejamento estratégico: planejamento estratégico da coordenadoria de serviços compartilhados – CSC de entidades de ensino, saúde e lazer, educação empresarial e de promoção e defesas de interesses

Mostrar registro simples

Autor Barth, Sérgio Ivo;
Orientador Redaelli, Emir José;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3199235911810996;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Planejamento estratégico: planejamento estratégico da coordenadoria de serviços compartilhados – CSC de entidades de ensino, saúde e lazer, educação empresarial e de promoção e defesas de interesses;
Resumo O presente trabalho visa a destacar a importância do planejamento estratégico na gestão de uma coordenadoria de serviços corporativos, principalmente, alinhando com o planejamento estratégico das entidades as quais presta serviços corporativos. Inicia-se o trabalho com a fundamentação teórica sobre planejamento estratégico e sua implementação, evidenciando o mapa estratégico como ferramenta de controle do planejamento, bem como o seu alinhamento com as demais entidades. Utilizam-se como metodologia de pesquisa as entrevistas realizadas pessoalmente com os gestores de planejamento das entidades tomadoras de serviços. Compilando os resultados com os referenciais teóricos, constata-se a necessidade de um planejamento estratégico para a prestadora de serviços corporativos, bem como o seu alinhamento com as tomadoras de serviços. Como o objetivo desta CSC é o de obter melhores controles de suas ações, constata-se que a melhor ferramenta para isso é o mapa estratégico, com os seus objetivos e indicadores, que constitui um instrumento importante para o auxílio no conhecimento de todo o potencial da prestadora de serviços e também no processo de tomada de decisão. Apresenta-se no final do trabalho uma proposta de mapa estratégico com objetivos e indicadores.;
Abstract This paper aims at the importance of strategic planning in the management of a coordinating body of corporate services, especially by aligning with the strategic planning of organizations to which it provides corporate services. It starts with the theoretical foundation on strategic planning and implementation, highlighting the strategic map as a tool of planning control, as well as its alignment with the other entities. It is used as research methodology the interviews with managers of the client entities. Compiling the results with the theoretical, it suggests the need for a strategic planning for the corporate services provider, as well as its alignment with its clients. Since the purpose of this department is to get better control of its actions, it looks like the best tool for this is the strategic map, with its goals and indicators, which is an important instrument to support in understanding the full potential of service provider and also in the process of decision making. At the end of the paper it is presented a proposed map with strategic objectives and indicators.;
Palavras-chave Estratégia; Planejamento estratégico; Mapas estratégicos; Strategy; Strategic planning; Strategy maps;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10738;
Nivel MBA;
Curso MBA em Controladoria;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística