Resumo |
A presente monografia tem como tema central a implantação de nova modalidade de empréstimo pessoal para pessoas físicas, em empresa de grande porte do comércio varejista. Esta nova linha de CDC – Crédito Direto ao Consumidor, deverá ser concedida à clientes que não possuam histórico de relacionamento com a companhia. O trabalho foca nas necessidades e soluções para implantação do novo produto, havendo priorização para o desenvolvimento dos processos vinculados a análise de crédito e riscos. Os principais autores estudados para embasamento teórico e desenvolvimento foram José Roberto Securato, através do livro Crédito, Análise e Avaliação do Risco, edição de 2002, e José Pereira da Silva, com o livro Gestão e Análise de Risco de Crédito, edição de 2008. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa exploratória, cuja coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, entrevistas com colaboradores e coleta de relatórios de diversos setores da empresa. Os dados colhidos foram analisados através de abordagem descritiva, sendo utilizada a mesma técnica para os procedimentos propostos na monografia. No trabalho foram descritas sugestões para a entrada de dados das propostas no Sistema de Vendas, foram definidas todas as consultas internas e externas de crédito e os parâmetros para cálculo do Credit Scoring. A Política de Crédito para este produto foi redigida e o funcionamento e necessidades gerais da Mesa de Crédito foram detalhados, havendo, após todas as definições, clara possibilidade de sucesso para implantação e operacionalização deste novo produto de crédito, de forma a atender as necessidades dos clientes e maximizar o resultado da companhia através dos juros a serem auferidos nas operações.; |