Autor |
Tremarin, Isabel Cristina; |
Orientador |
Freire, Karine de Mello; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9308426042161899; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Oficina de design e aprendizagem: uma proposta de inovação em práticas educativas; |
Resumo |
Este trabalho apresenta uma proposta de inovação metodológica, resultante do diálogo entre os saberes construídos nos campos da Educação e do Design Thinking. Por conta disso realizou-se uma pesquisa dentro de uma instituição da rede privada de ensino para testar e validar tal proposta metodológica. Os resultados da pesquisa são o objeto de análise deste trabalho. A inovação aqui defendida diz respeito não só à criação de um espaço de aprendizagem com metodologia própria, como também ao ineditismo do desenvolvimento de novas práticas pedagógicas pelo viés do conceito do Design Thinking, com vistas à religação dos saberes escolares por meio das práticas interdisciplinares.; |
Abstract |
This paper presents a methodological innovation proposal , resulting from the dialogue between the knowledge constructed in the fields of Education and Design Thinking. As a result a research was applied in private school institution to test and validate this methodological proposal. The results are the object of analysis in this paper. The innovation proposed here concerns not only the creation of a learning environment with its own methodology, but also the uniqueness of the development of new pedagogical practices through the bias of the concept of Design Thinking, with a view to link the school knowledge through interdisciplinary practices.; |
Palavras-chave |
Design; Aprendizagem; Inovação; Práticas educativas; Learning; Innovation; Educational practices; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2012-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10706; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
MBA em Gestão de Organizações Inovadoras; |