RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados

Mostrar registro simples

Autor Aparecida, Mário Fernando Ferreira da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9892800035982618;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Co-orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados;
Resumo As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.;
Abstract Traditional financial institutions have been facing the escalation of new entrants in the Brazilian financial market and that act strongly in digital channels, presenting, therefore, reduced fixed costs and, consequently, a strong competitiveness. Added to this is the fact that the Central Bank of Brazil itself stimulates competition between banks, with initiatives such as Open Banking. This challenging scenario reinforces the endeavor of agency managers to build sustainable results, implementing the organization's strategy with their team. For this study, the general objective is: To analyze how the performance of leaders with coaching attributes can influence the performance of bank branches that serve Individual clients of a large Brazilian bank in the Northeast region of Brazil. The analysis of the agency manager's performance from the perspective of leadership with coaching attributes was carried out from the perspective of his subordinate, the relationship manager. The concept of coaching leadership attributes adopted was based on the International Coach Federation (ICF, 2017), as follows: powerful questions, presence, establishing trust and intimacy, active listening, direct communication, creating awareness, projecting actions, planning and setting goals, managing progress and accountability, and finally specifying confidentiality. This study was carried out through a descriptive research, of a quantitative nature, with field research as a strategy, with the participation of 162 respondents. It is noteworthy the results obtained in the perception of the led, regardless of their experience in the role of relationship manager, the agency manager with coaching leadership attributes positively influences the agency's results.;
Palavras-chave Atributos de liderança coaching; Instituições financeiras; Liderança; Coach; Coaching leadership attributes; Financial institution; Leadership;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística