RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Posicionamento estratégico e vantagem competitiva: um estudo em uma empresa do segmento médico hospitalar

Mostrar registro simples

Autor Krielow, Anderson;
Orientador Martins, Gustavo;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Posicionamento estratégico e vantagem competitiva: um estudo em uma empresa do segmento médico hospitalar;
Resumo Este estudo apresenta uma análise de posicionamento estratégico, com a finalidade de propor um posicionamento que possa sustentar uma vantagem competitiva e que possibilite o crescimento da empresa no segmento de atuação. O estudo classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, desenvolvida a partir de um estudo de caso realizado em uma empresa do segmento médico hospitalar de Porto Alegre. A coleta de dados contou com quatro métodos e procedimentos, que foram: estudo bibliográfico, observação e contato direto, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Destaca-se que este estudo analisa e apresenta teorias e abordagens de posicionamento estratégico de autores conceituados na área, bem como suas propostas de posicionamento, a fim de propor um posicionamento mais adequado para que a empresa conquiste vantagem competitiva e possibilite o crescimento da organização no segmento de atuação. A partir da análise de dados, foi possível verificar as possibilidades de posicionamento estratégico relacionado à análise de ambiente interno e externo da organização, o que possibilitou identificar e propor o posicionamento mais adequado à realidade da empresa. Destaca- se que a empresa apresenta resultados positivos em termos de faturamento e diretrizes estratégicas estruturadas. Nesse âmbito, as estratégias da Médico Hospitalar diferenciam-se no mercado por oferecer produtos, equipamentos e serviços de qualidade, além de atuar com diversas linhas de produtos no segmento médico hospitalar com algumas estratégias de diferenciação. A proposta de posicionamento estratégico apresentada neste estudo para a Médico Hospitalar foi desenvolvida a partir da abordagem de Michael Porter (2004), de diferenciação por escopo amplo para linhas de produtos e serviços com diferencial competitivo em serviços para que a empresa possa conquistar vantagem competitiva no mercado de atuação.;
Palavras-chave Posicionamento estratégico; Vantagem competitiva; Estratégia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-03-08;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10623;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão Empresarial;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística