RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Percepções sobre a cultura organizacional: um estudo de caso na empresa I

Mostrar registro simples

Autor Avila, Denise;
Orientador Rodrigues, Maria Beatriz;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Percepções sobre a cultura organizacional: um estudo de caso na empresa I;
Resumo Em um mundo de negócios, o fenômeno da globalização encurtou as barreiras e trouxe à tona a necessidade de uma estrutura sólida para a manutenção das empresas. Para a construção desta estrutura objetivando o crescimento organizacional, é importante que as empresas permitam-se conhecer e analisar a sua cultura organizacional, bem como, refletir sobre aspectos que visem a definição de elementos relevantes para seu rumo, como missão, visão e valores, próprios de uma planejamento estratégico. Assim, o presente trabalho propõe um estudo em uma empresa jovem que atua no ramo de desenvolvimento e importação de produtos para higiene pessoal, tendo como objetivo geral analisar as principais percepções dos gestores em relação a organização onde atuam, que possam contribuir para o conhecimento da sua cultura organizacional e na reflexão futura do planejamento estratégico da empresa. Para este trabalho realizou-se um estudo de caso, utilizando a pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a pesquisa qualitativa, foi utilizada a técnica de entrevista com a diretora da empresa, e para a pesquisa quantitativa, a aplicação de um questionário com todos os gestores.;
Abstract In a business world, the phenomenon of globalization shortened barriers and brought to the fore the need for a solid framework for the maintenance of the companies. For the construction of this structure aiming organizational growth, it is important that companies allow themselves to know and analyze their organizational culture, as well as reflect on aspects aimed at defining elements relevant to its direction, like their mission, vision and values, the structure for a strategic planning. This work proposes a study on a young company that is engaged in the development and import of products for personal care, were the objective is to analyze the main perceptions of managers and director regarding the organization were they act, which may contribute to the knowledge of the organizational culture and the future consideration of the company’s strategic planning. For this study we performed a case study using qualitative research, through interviews with the company’s director, and quantitative, with the application of questionnaires to managers.;
Palavras-chave Cultura organizacional; Planejamento estratégico; Percepções; Organizational culture; Strategic planning; Perceptions;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-07-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10585;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão do Comportamento Organizacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística