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Processo de desenvolvimento de produto sob a perspectiva da gestão do design

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Autor Costa, Sara Giordana;
Orientador Visoná, Paula Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8731111887013225;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Processo de desenvolvimento de produto sob a perspectiva da gestão do design;
Resumo Neste estudo de caso procura-se fazer uma revisão do processo de desenvolvimento de produto de calçados sob a perspectiva das ferramentas de gestão e do design e sua relação estratégica com os demais setores da empresa além do departamento de produto, reforçando também o importante papel do designer como mediador entre o mercado e a indústria e, por fim, do design como componente da cultura empresarial. A demanda constante por novidades em mercados e cenários cada vez mais dinâmicos e complexos, além da importância do reconhecimento de sinais indicativos e tendências de consumo, traz a necessidade de um novo entendimento do processo de desenvolvimento de forma ampla, e não apenas como um conjunto linear de atividades sequenciais. Os conceitos de estratégia, gestão e design possuem relação a partir do momento que em todos convergem como solucionadores de problemas e geradores de valor para empresa e consumidor. A Gestão do Design proporciona a combinação e coordenação destes conceitos trazendo para a empresa a visão de uma cultura de projeto que vai muito além do simples desenvolvimento de produto. Portanto mostra-se que o design pode ser entendido como um processo contínuo e gerenciável, que propicia experiências de consumo e estabelece conexões entre a empresa e o mercado.;
Abstract The objective of this case study is to perform a reassessment of the shoes development process, from the perspective of the management and the design tools, encompassing the strategic relationship with the other sectors of the company, along with the Products Department, reinforcing the important role of the designer as a mediator between the market and the industry, as well as the design as a component of the entrepreneurial culture. The constant demand for new markets in increasingly dynamic and complex scenarios, along with the importance of recognizing warning signs and consumer trends, urges a new and comprehensive understanding of the development process, not only as a linear setting of sequential activities. The concepts of strategy, management and design relate with each other when all of them converge objectives as problem solvers, adding value for the company and consumers. The Design Management provides the combination and coordination of those concepts, empowering the company with a project culture concept that reaches far beyond the single perspective of product development, Therefore, the design management can be understood as a manageable and continuous process that provides better consumer experiences, making the connections between the company and the market.;
Palavras-chave Desenvolvimento; Produto; Design; Gestão; Projeto; Development; Product; Management; Project;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014-04-21;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10552;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


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