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Desenvolvimento de software para otimização de resposta em frequência de semi-eixos homocinéticos

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Autor Antich, Régis Eduardo;
Orientador Wegermann, Walter Doell;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4571738333455334;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Desenvolvimento de software para otimização de resposta em frequência de semi-eixos homocinéticos;
Resumo Um dos principais problemas que um semi-eixo homocinético (SEH) pode enfrentar é a ressonância deste componente com a vibração gerada pelo motor. Uma das soluções para eliminar ou amenizar a vibração do SEH quando sua frequência natural é atingida é a adição de um amortecedor de vibrações, assim, a criação de um software para otimização de frequências naturais de semi-eixos, assim como, a seleção do damper mais apropriado, vai representar um ganho financeiro em material, tempo de projeto e em qualidade para os semi-eixos homocinéticos gerando assim vantagem competitiva. Desta maneira o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um plano de projeto para o desenvolvimento de um software de otimização de resposta em frequência de semi-eixos homocinéticos através da modificação do perfil do eixo ou adição de um absorvedor de vibrações, visando obter a performance. Desejada do SEH quando instalado no veículo, reduzindo tempo e custos no desenvolvimento para novas aplicações.;
Abstract One of the main problems that a half shaft may face is the resonance of this component with the vibration generated by the engine. One solution to eliminate or mitigate the vibration of half shaft when its natural frequency is reached is adding tuned damper, thus creating a software optimization natural frequencies of the half shafts, as well as the selection of the damper more appropriate, will represent a financial gain in material, design time and quality for half shafts generating competitive advantage. Thus, the aim of this work is the development of a project plan for the development of software for optimization of frequency response of half shaft by modifying the profile of the shaft or adding a vibration tuned absorber in order to obtain the performance desired when installed in the vehicle, reducing development time and costs for new applications.;
Palavras-chave Gerenciamento de projeto; Otimização; Frequência natural; Resposta em frequência; Project management; Optimization; Natural frequency; Frequency response;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-08-30;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10551;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão de Projetos;


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